Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32601
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Medeiros, Aniraeli da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T16:48:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06 | - |
dc.date.available | 2024-11-27T16:48:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32601 | - |
dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis (TCC) or Dissertation sought to explore the Institutional Program for Teacher Initiation as a formative space for program participants. The primary objective was to understand the significance of PIBID in shaping the participants' professional journeys. Specific objectives included analyzing how the program affects Basic Education teachers, scholarship recipients, and supervisors; identifying the challenges faced by PIBID participants in carrying out activities; and identifying and analyzing whether the activities contribute to the initial and ongoing training of the Program’s participants. Data collection was carried out through an online questionnaire with both objective and subjective questions, applied to participants in the Subproject PIBID Pedagogy Campus IV (scholarship recipients, teachers, and supervisors) under CAPES Announcement No. 23/2022. The results were analyzed according to Minayo (2011), which employs a qualitative, dynamic, and interpretative approach to the data obtained, along with references to authors such as Libâneo (2012), Nóvoa (2009, 2022), and Gatti and Sá Barreto (2009). The data indicated that PIBID, as a Teaching Initiation Program, contributes significantly to the initial training of its scholarship recipients, as well as to participating teachers in Basic Education schools. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-11-27T16:48:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf: 680857 bytes, checksum: 91e5e532968f5a9536042d6f982799eb (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf: 185743 bytes, checksum: 1838123c7a4e70b7e1f007ad6f0c7359 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-11-27T16:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf: 680857 bytes, checksum: 91e5e532968f5a9536042d6f982799eb (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf: 185743 bytes, checksum: 1838123c7a4e70b7e1f007ad6f0c7359 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-27T16:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf: 680857 bytes, checksum: 91e5e532968f5a9536042d6f982799eb (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf: 185743 bytes, checksum: 1838123c7a4e70b7e1f007ad6f0c7359 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | O PIBID como espaço de formação para os participantes do programa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Francisca Terezinha Oliveira | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Monografia, buscou explorar o Programa Institucional de Iniciação à Docência como espaço de formação para os participantes do programa. Teve como objetivo geral, compreender a relevância que o PIBID abrange na trajetória dos participantes. Como objetivos específicos, analisar como o programa afeta os professores da Educação Básica, bolsistas e supervisores; Identificar os desafios vivenciados pelos participantes do PIBID na vivência das atividades; identificar e analisar se as atividades vivenciadas contribuem com o processo formativo inicial e continuado dos participantes do Programa. Para a coleta de dados foi realizado um questionário virtual com questões objetivas e subjetivas, aplicado com os participantes do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV (bolsistas, professores e supervisora) Edital CAPES de nº 23/2022. Os resultados foram analisados de acordo com Minayo (2011), que consiste em uma abordagem qualitativa, dinâmica e interpretativa dos dados obtidos. Além de autores como, Libâneo (2012), Nóvoa (2009, 2022), e Gatti e Sá Barreto (2009). Os dados indicaram que o PIBID, enquanto Programa de Iniciação à Docência contribui significativamente com o a formação inicial de seus bolsistas licenciandos, bem como com professores participantes das escolas da Educação Básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf | TCC | 664,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf | TERMO | 181,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons