Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Aniraeli da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-27T16:48:41Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2024-11-27T16:48:41Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32601-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis (TCC) or Dissertation sought to explore the Institutional Program for Teacher Initiation as a formative space for program participants. The primary objective was to understand the significance of PIBID in shaping the participants' professional journeys. Specific objectives included analyzing how the program affects Basic Education teachers, scholarship recipients, and supervisors; identifying the challenges faced by PIBID participants in carrying out activities; and identifying and analyzing whether the activities contribute to the initial and ongoing training of the Program’s participants. Data collection was carried out through an online questionnaire with both objective and subjective questions, applied to participants in the Subproject PIBID Pedagogy Campus IV (scholarship recipients, teachers, and supervisors) under CAPES Announcement No. 23/2022. The results were analyzed according to Minayo (2011), which employs a qualitative, dynamic, and interpretative approach to the data obtained, along with references to authors such as Libâneo (2012), Nóvoa (2009, 2022), and Gatti and Sá Barreto (2009). The data indicated that PIBID, as a Teaching Initiation Program, contributes significantly to the initial training of its scholarship recipients, as well as to participating teachers in Basic Education schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-11-27T16:48:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf: 680857 bytes, checksum: 91e5e532968f5a9536042d6f982799eb (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf: 185743 bytes, checksum: 1838123c7a4e70b7e1f007ad6f0c7359 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-11-27T16:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf: 680857 bytes, checksum: 91e5e532968f5a9536042d6f982799eb (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf: 185743 bytes, checksum: 1838123c7a4e70b7e1f007ad6f0c7359 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-27T16:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdf: 680857 bytes, checksum: 91e5e532968f5a9536042d6f982799eb (MD5) AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdf: 185743 bytes, checksum: 1838123c7a4e70b7e1f007ad6f0c7359 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleO PIBID como espaço de formação para os participantes do programapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Francisca Terezinha Oliveira-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Monografia, buscou explorar o Programa Institucional de Iniciação à Docência como espaço de formação para os participantes do programa. Teve como objetivo geral, compreender a relevância que o PIBID abrange na trajetória dos participantes. Como objetivos específicos, analisar como o programa afeta os professores da Educação Básica, bolsistas e supervisores; Identificar os desafios vivenciados pelos participantes do PIBID na vivência das atividades; identificar e analisar se as atividades vivenciadas contribuem com o processo formativo inicial e continuado dos participantes do Programa. Para a coleta de dados foi realizado um questionário virtual com questões objetivas e subjetivas, aplicado com os participantes do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV (bolsistas, professores e supervisora) Edital CAPES de nº 23/2022. Os resultados foram analisados de acordo com Minayo (2011), que consiste em uma abordagem qualitativa, dinâmica e interpretativa dos dados obtidos. Além de autores como, Libâneo (2012), Nóvoa (2009, 2022), e Gatti e Sá Barreto (2009). Os dados indicaram que o PIBID, enquanto Programa de Iniciação à Docência contribui significativamente com o a formação inicial de seus bolsistas licenciandos, bem como com professores participantes das escolas da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AniraelidaSilvaMedeiros_TCC.pdfTCC664,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AniraelidaSilvaMedeiros_TERMO.pdfTERMO181,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons