Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32608
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Lúcia de Fátima Souza dos | - |
dc.creator | Casciano, Maria da Vitória Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T17:32:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06 | - |
dc.date.available | 2024-11-27T17:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32608 | - |
dc.description.abstract | This work presents the results of research centered on the theme "Pedagogical Workshops in PIBID: innovation possibilities in the teaching-learning process." The general objective is to understand the implications or repercussions of pedagogical workshops on the training and professional development of PIBID scholarship holders. Additionally, the specific objectives aimed to analyze how the workshops contributed to the training and professional development of the scholarship holders, identify their impacts on student engagement, and the main challenges faced by the scholarship holders during the conduct of pedagogical workshops in PIBID. To guide our research, we based on concepts addressed by various relevant authors, such as Brandt (2019), Kanagawa and Maciel (2017), Viera (2019), Paviani and Fontana (2009), and Ferreira (2001). Data was collected through a Google Forms questionnaire, containing open and closedended questions. The data were analyzed based on Minayo's hermeneutic-dialectical method (2002). The results indicated that the pedagogical workshops played an important role in the initial training of scholarship holders, with significant contributions to their future teaching careers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-11-27T17:32:28Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariadeFátimaGomesdaSilva_TCC.pdf: 727803 bytes, checksum: 03e6ff8b4670d3ddbcb78e733f13b051 (MD5) MariadeFátimaGomesdaSilva_TERMO.pdf: 1649596 bytes, checksum: 27973022aece86744e25e2e2f3ca2a12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-11-27T17:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariadeFátimaGomesdaSilva_TCC.pdf: 727803 bytes, checksum: 03e6ff8b4670d3ddbcb78e733f13b051 (MD5) MariadeFátimaGomesdaSilva_TERMO.pdf: 1649596 bytes, checksum: 27973022aece86744e25e2e2f3ca2a12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-27T17:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariadeFátimaGomesdaSilva_TCC.pdf: 727803 bytes, checksum: 03e6ff8b4670d3ddbcb78e733f13b051 (MD5) MariadeFátimaGomesdaSilva_TERMO.pdf: 1649596 bytes, checksum: 27973022aece86744e25e2e2f3ca2a12 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Oficinas pedagógicas no PIBID: possibilidades de inovação no processo de ensino – aprendizagem (2014-2022) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Francisca Terezinha Oliveira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o tema central “As Oficinas Pedagógicas no PIBID: possibilidades de inovação no processo ensino-aprendizagem”. Teve como objetivo geral compreender as implicações ou repercussões das oficinas pedagógicas para o processo de formação e desenvolvimento profissional dos licenciandos bolsistas. Além disso, os objetivos específicos buscaram analisar como as oficinas pedagógicas contribuíram para a formação e desenvolvimento profissional dos licenciandos bolsistas, identificar os impactos das oficinas pedagógicas relacionados ao engajamento dos alunos e identificar os principais desafios enfrentados pelos bolsistas durante a realização das oficinas pedagógicas no PIBID. Para nortear nossa pesquisa buscamos trabalhar com os conceitos abordados por diversos autores relevantes para a nossa temática, como por exemplo Brandt (2019), Kanagawa e Maciel(20170), Viera (2019) Paviani e Fontona, (2009), Ferreira(2001). Realizamos a coleta de dados com questionário via Google Forms, contendo questões abertas e fechadas. Os dadosforam analisados com base no método hermenêutico-dialético com base em Minayo (2002). Os resultados indicaram que as oficinas pedagógicas desempenharam um importante papel no processo de formação inicial dos bolsistas com contribuições significativas para a docência na futura vida profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariadeFátimaGomesdaSilva_TCC.pdf | TCC | 710,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariadeFátimaGomesdaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons