Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Antonio Luiz Drummond-
dc.date.accessioned2024-11-28T12:34:17Z-
dc.date.available2024-08-01-
dc.date.available2024-11-28T12:34:17Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32616-
dc.description.abstractThe research conducted during the master's degree in creative processes aimed at investigating and delving into issues related to the interaction between text and music in the composition of two works, both written for narrator/singer and string quintet. Each work was based on the speech of two personalities. The first, titled Última Vez (Last Time), addresses the acceptance speech of the 2014 Nobel Peace Prize, delivered by Malala Yousafzai. The second, titled Como Ousam (How Dare You), is based on Greta Thunberg's speech delivered at the United Nations summit in 2019. The research used, for both pieces, compositional tools such as intertextuality, gestural elaboration within the context of music-theater and spectral music procedures. These tools took as their starting point the voices of the two activists, extracting elements from both speeches that depict their struggles, objectives, achievements and journeys. The notational strategies used in the scores consider the nature of speech, utilizing its rhythm, accentuations and contours to compose not only the part for the narrator/singer but also to determine the interaction of the string quintet. On a macro scale, the textual element ultimately structures the works, subdivided into parts and segments, with the musical element engaging in dialogue with the text, which predominantly coordinates the temporal unfolding in the works.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-28T12:34:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntonioLuizDrummondMiranda_Dissert.pdf: 40866110 bytes, checksum: e979caa3d61e79c96f92db12ccf48f7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-28T12:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntonioLuizDrummondMiranda_Dissert.pdf: 40866110 bytes, checksum: e979caa3d61e79c96f92db12ccf48f7a (MD5) Previous issue date: 2024-07-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica-teatropt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectMusic-theaterpt_BR
dc.titleA relação entre discurso verbal e musical na elaboração das obras última vez e como ousampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, José Orlando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140671894628438pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada durante o mestrado em processos criativos teve como objetivo aprofundar questões relativas à interação entre texto e música na composição de duas obras, ambas escritas para narradora/cantora e quinteto de cordas. Cada obra foi baseada na fala de uma personalidade distinta. A primeira, intitulada Última Vez, aborda o discurso de aceitação do Prêmio Nobel da Paz, em 2014, proferido por Malala Yousafzai. A segunda, intitulada Como Ousam, baseia-se no discurso de Greta Thunberg na cúpula das Nações Unidas, em 2019. Para ambas as obras, foram utilizadas ferramentas composicionais como a intertextualidade, a elaboração gestual no contexto do gênero música-teatro e alguns procedimentos da música espectral. Essas ferramentas tiveram como ponto de partida a própria voz das duas ativistas, extraindo, de ambas as oratórias, elementos que retratam suas lutas, seus objetivos, suas conquistas e suas trajetórias. As estratégias notacionais utilizadas na elaboração das partituras consideram a natureza da fala e utilizam sua rítmica, acentuações e contornos para compor não somente a parte destinada à narradora/cantora, mas também para determinar a interação do quinteto de cordas com ela. Em macroescala, o elemento textual termina por estruturar as obras, subdivididas em partes e segmentos, cabendo ao elemento musical dialogar com o texto, que, de modo dominante, coordena o desenrolar temporal nas obras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioLuizDrummondMiranda_Dissert_ConsultarErrata.pdf39,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AntonioLuizDrummondMiranda_Dissert_Errata.pdf145,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons