Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Hélio Giovanni Medeiros da-
dc.date.accessioned2024-11-28T12:39:50Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-11-28T12:39:50Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32617-
dc.description.abstractThis thesis focuses on (de)coloniality in higher education in music and its implications for teaching popular music, emphasizing the education of the accordion player. It aims to understand and systematize strategies and pedagogical proposals that support the teaching and learning of the accordion in higher education in Brazil's Bachelor of Music degree. The perspectives presented here are based on dimensions of contemporary musical education, singularities of the accordion player's education, and aspects of the instrument's training trajectory in Brazil. The objectives of the research were to raise and understand aspects related to the trajectory and praxis of teaching popular music and the Brazilian accordion in the light of literature; highlight particularities about accordion training recorded in the pedagogical projects of higher education courses in the country; and verify perceptions, perspectives, and problematizations about music training, with an emphasis on accordion teaching in Brazil. Qualitative research provides the methodological approach by including bibliographical research and documentary research. The corpus of documentary research was composed of pedagogical projects of the universities that offer accordion teaching, namely the State University of Rio Grande do Sul, the Federal University of Paraíba, the Federal University of Goiás, and the Faculty of Music Souza Lima. The results showed that, although in the literature there is a significant advance in research that problematizes and reflects on the relevance of teaching music from a decolonial perspective, considering popular knowledge from the geographic context and the student's belonging, these aspects are still considered discreetly on the curricula. Based on these data and the different analyses consolidated throughout the work, this thesis presents propositions and perspectives to contribute.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-28T12:39:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HélioGiovanniMedeirosDaSilva_Dissert.pdf: 1731762 bytes, checksum: 2de83f1f57c804f694536272d336fa4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-28T12:39:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HélioGiovanniMedeirosDaSilva_Dissert.pdf: 1731762 bytes, checksum: 2de83f1f57c804f694536272d336fa4f (MD5) Previous issue date: 2023-12-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de música popularpt_BR
dc.subjectSanfonapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectPopular music teachingpt_BR
dc.subjectAccordionpt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.titleA formação em Sanfona na educação superior : reflexões, análises e proposições a partir dos cursos de graduação em música do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luis Ricardo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8564675453701584pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda o tema da (de)colonialidade no ensino superior em música e suas implicações para o ensino de música popular, com foco na formação do sanfoneiro, com o objetivo de compreender e sistematizar estratégias e propostas pedagógicas que subsidiem o ensino de sanfona na educação superior nos cursos de bacharelado e licenciatura em música do Brasil. As perspectivas aqui apresentadas tem como base dimensões da educação musical contemporânea, singularidades da formação do sanfoneiro, e aspectos da trajetória de formação do instrumento no Brasil. Os objetivos da pesquisa foram: levantar e compreender aspectos relacionados à trajetória e à práxis do ensino da música popular e da sanfona brasileira, à luz da literatura; evidenciar particularidades sobre a formação em sanfona registrados nos projetos pedagógicos dos cursos superiores do país; e, verificar percepções, perspectivas e problematizações acerca da formação em música, com ênfase no ensino de sanfona no Brasil. O trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa, que abrangeu pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O corpus da pesquisa documental foi composto pelos projetos pedagógicos de cinco instituições de ensino superior que ofertam o ensino da sanfona, sendo elas: a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Federal de Goiás e a Faculdade de Música Souza Lima e a Universidade de Passo Fundo. Os resultados apontaram que, apesar de na literatura existir um avanço significativo de pesquisas que problematizam e refletem sobre a relevância do ensino da música a partir de perspectiva decolonial, considerando os saberes populares do contexto geográfico e de pertencimento do estudante, esses aspectos ainda são contemplados de maneira discreta nos currículos. Com base nesses dados e a partir das diferentes análises consolidadas ao logo so trabalho, esta dissertação apresenta proposições e perpectivas com vistas a contribuir de forma efetiva para o fortelecimento do ensino de sanfona no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HélioGiovanniMedeirosDaSilva_Dissert.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons