Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Janaína-
dc.date.accessioned2017-12-19T12:36:03Z-
dc.date.available2017-12-13-
dc.date.available2017-12-19T12:36:03Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3262-
dc.description.abstractThe National Secondary Education Examination, know in Brazil as ENEM, is a large scale assessment, instituted in Brazil in 1998 by National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) – an organization related to Brazilian Ministry of Education (MEC). Considering the importance of this exam in the Brazilian context, either by the increasing number of candidates, or due the fact it is the main way to access higher education, or connected to other government policies, the present work aims to investigate how ENEM’s essay, understood as an instrument of language policy, influences the decisions on teaching textual production, embraced as language policies in the educational space. We adopted the perspective of language policy developed by Shohamy (2006) who understands it as a construct based on the notion of implicit or explicit mechanisms or devices that create, perpetuate and affect the language policies in a given society. To reach this goal outlined, we conducted semi-structured interviews with five teachers from a public school in João Pessoa’s city. From a descriptive-interpretative approach, we raise evidence that ENEM’s essay is a powerful mechanism capable of influencing the actual language policies embodied in teacher’s planning, in the elaboration of teaching material, in the routine of essay’s writing, among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T12:36:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JF13122017.pdf: 1144138 bytes, checksum: ae9f2552d7d51b3d718161375ea6eeb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T12:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JF13122017.pdf: 1144138 bytes, checksum: ae9f2552d7d51b3d718161375ea6eeb0 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPolítica Linguísticapt_BR
dc.subjectRedação do Enempt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.titleA redação do ENEM como mecanismo de política linguística: um estudo dos discursos dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.contributor.referee1Silva, Regina Celi Mendes Pereira da-
dc.contributor.referee2Afonso, Lília dos Anjos-
dc.contributor.referee3Sousa Filho, Aldenor Rodrigues de Sousa-
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação de larga escala, que foi instituída no Brasil, em 1998, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), organismo vinculado ao Ministério de Educação (MEC). Considerando a importância desse exame no contexto brasileiro, seja pelo número crescente de inscritos, seja pelo fato de se constituir principal mecanismo de acesso ao ensino superior, seja pela vinculação a outras políticas governamentais, o presente trabalho tem como objetivo investigar como a redação do Enem, compreendida como um mecanismo de política linguística, influencia as decisões sobre o ensino de produção textual, compreendidas como políticas linguísticas de fato no espaço educacional. Para isso, adotamos a perspectiva de política linguística desenvolvida por Shohamy (2006) que a compreende como um construto que se assenta na noção de mecanismos ou dispositivos, de natureza implícita ou explícita, que criam, perpetuam e afetam as políticas linguísticas que estão em vigor em uma determinada sociedade. Visando alcançar o objetivo traçado, realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco professores de produção textual de uma escola pública de referência, na cidade de João Pessoa. A partir de uma abordagem de natureza descritivo-interpretativa, levantamos evidências de que a redação do Enem é um mecanismo poderoso capaz de influenciar, com maior ou menor intensidade, as políticas linguísticas de fato materializadas no planejamento dos professores, na elaboração de material didático, na rotina da sala de aula de Redação, dentre outras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JF13122017.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons