Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Ana Lorena Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-02T11:34:12Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2024-12-02T11:34:12Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32640-
dc.description.abstractScientific illustrations play a fundamental role in education, especially in the areas of science and technology, facilitating the understanding of complex concepts. Illustration can awaken students' curiosity and encourage interest in science, the arts and expand their visual ability to interpret images and understand scientific phenomena. To achieve this, it is important that students have access to good quality teaching materials and teaching methodologies. Based on this, the objective of this work was to evaluate the images present in biology textbooks, made available by the National Textbook Program (PNLD), and to promote pedagogical interventions in a high school, highlighting the relevance of scientific drawing in the process of teaching-learning. The study was carried out in the municipality of Remígio, PB, with high school students. The work was divided into two stages: in the first, the illustrations present in biology textbooks were analyzed, using an unprecedented methodology, where the images were evaluated considering the following parameters: quantitative, technical and informative analysis. In the second stage, the pedagogical intervention began in the form of a workshop, through the elective subject of scientific drawing, which followed the content seen by 1st year high school students, being an essential tool in the application of pedagogical practices. The books analyzed showed images with satisfactory quality, in relation to the parameters studied. Holding the scientific illustration workshop helped to make classes more attractive, contributing to the knowledge seen in the classroom and awakening students' cognitive skills. With this, it was recognized that scientific illustration is essential for teaching, making learning more visual and accessible, and the teaching material must be used fruitfully by the teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-12-02T11:34:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ALPG02122024 - MB313.pdf: 1975135 bytes, checksum: 204059197ccc211b4ffa14fd58d6f4dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T11:34:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ALPG02122024 - MB313.pdf: 1975135 bytes, checksum: 204059197ccc211b4ffa14fd58d6f4dd (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDesenho científicopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleA importância da ilustração científica no ensino das ciências biológicas: análise do livro didático e intervenções pedagógicas em uma escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Holanda de-
dc.description.resumoAs ilustrações cientificas desempenham um papel fundamental na educação, especialmente nas áreas de ciências e tecnologia, facilitando a compreensão de conceitos complexos. A ilustração pode despertar a curiosidade dos estudantes e incentivar o interesse pela ciência, as artes e ampliar sua habilidade visual para interpretar imagens e compreender fenômenos científicos. Para isso, é importante que os estudantes tenham acesso a materiais didáticos e metodologias de ensino de boa qualidade. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi avaliar as imagens presentes nos livros didáticos de biologia, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e promover intervenções pedagógicas em uma escola de ensino médio, destacando a relevância do desenho científico no processo de ensino aprendizagem. O estudo foi realizado no município de Remígio, PB, com alunos do ensino médio. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, realizou-se a análise das ilustrações presentes nos livros didáticos de biologia, por meio de uma metodologia inédita, onde as imagens foram avaliadas levando em consideração os seguintes parâmetros: análise quantitativa, técnica e informativa. Na segunda etapa, iniciou-se a intervenção pedagógica em forma de oficina, através da disciplina eletiva de desenho científico, que acompanhou o conteúdo visto pelos alunos do 1º ano do ensino médio, sendo uma ferramenta essencial na aplicação das práticas pedagógicas. Os livros analisados mostraram imagens com qualidade satisfatória, em relação aos parâmetros estudados. A realização da oficina de ilustração científica colaborou para tornar as aulas mais atrativas, contribuindo para o conhecimento visto em sala de aula e despertando nos alunos suas habilidades cognitivas. Com isso, foi reconhecido que a ilustração científica é essencial para o ensino, tornando o aprendizado mais visual e acessível, devendo o material didático ser utilizado de forma proveitosa pelo professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALPG02122024 - MB313.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons