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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, David do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-12-03T10:36:09Z-
dc.date.available2024-11-29-
dc.date.available2024-12-03T10:36:09Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32653-
dc.description.abstractThe importance of plants for humanity in socioeconomic and environmental contexts is immeasurable. However, plants have become increasingly less perceived and undervalued, causing irreversible impacts on the critical construction of populations and, consequently, increasingly severe environmental impacts. The need for alternatives to combat this botanical imperception becomes increasingly urgent. Education is the way to overcome misinformation and promote the preservation and conscious use of natural resources and a more sustainable world for future generations. In this context, this study analyzed two school communities in the city of Areia-PB to diagnose the level of botanical imperception in the three segments (high school students, teachers and parents). For this, structured questionnaires were used to collect data, statistical tests of means were performed to evaluate botanical imperception in the segments, as well as analyses of the textbooks used in schools. We identified botanical imperception in all segments, however, it is significantly higher in students. Although third-year students (high school background) saw more botany content than first-year students (elementary school background), there was no significant difference in botany ignorance between them. The teaching of botany has been suppressed by the gap and reduction of botanical content in textbooks, associated with the lack of connection with people's reality and the poor training of most teachers, and these factors contribute to increasing botany ignorance in society. It is essential to invest in public policies aimed at valuing and training teachers and improving work environments, investing heavily in environmental education, improving textbooks, interdisciplinarity, scientific dissemination, and bringing botany closer to people's reality through immersive experiences in the natural environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-12-03T10:36:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DNM03122024 - MB314.pdf: 1052723 bytes, checksum: d28cbf2ba51cec6e120639d7ab8f0b98 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCegueira botânicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.titleO Verde Invisível: Diagnóstico da impercepção botânica em comunidades escolares de Areia - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Lenyneves Duarte Alvino de-
dc.description.resumoA importância das plantas para a humanidade nos contextos socioeconômico e ambiental é imensurável. Contudo, as plantas têm se tornado cada vez menos percebidas e pouco valorizadas, causando impactos irreversíveis na construção crítica das populações e, consequentemente, impactos ambientais cada vez mais severos. A necessidade de alternativas para o combate dessa impercepção botânica torna-se cada vez mais urgente. A educação é o caminho para superar a desinformação e promover a preservação e o uso consciente dos recursos naturais e um mundo mais sustentável para as próximas gerações. Nesse contexto, esse trabalho analisou duas comunidades escolares da cidade de Areia-PB para diagnosticar o nível de impercepção botânica nos três segmentos (alunos do Ensino Médio - EM, professores e pais). Para isso, foram utilizados questionários estruturados para o levantamento dos dados, realizados testes estatísticos de média para avaliar a impercepção botânica nos segmentos, bem como foram feitas análises dos livros didáticos utilizados nas escolas. Identificamos a impercepção botânica em todos os segmentos, no entanto, ela é significativamente maior nos alunos. Embora os alunos do 3º ano (bagagem do EM) tenham visto mais conteúdos de botânica dos que os alunos do 1º ano (bagagem do Ensino Fundamental – EF), não houve diferença significativa da impercepção botânica entre eles. O ensino de botânica tem sido suprimido pela defasagem e redução dos conteúdos botânicos nos livros didáticos, associada à falta de conexão com a realidade das pessoas e a precária formação da maioria dos professores e esses fatores contribuem parra elevar a impercepção botânica na sociedade. É imprescindível investir em políticas públicas voltadas à valorização e capacitação dos docentes e melhoria dos ambientes de trabalho, investir fortemente na educação ambiental, na melhoria dos livros didáticos, na interdisciplinaridade, na divulgação científica e na aproximação da botânica à realidade das pessoas através de experiências imersivas no ambiente natural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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