Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Thais Moura de-
dc.date.accessioned2024-12-03T14:05:46Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T14:05:46Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32657-
dc.description.abstractThis work aims to conduct a critical analysis of the use of mobile applications in solving mathematical problems and to explore their educational perspectives. To achieve this objective, the research adopts a methodological approach based on exploratory research and the application of a questionnaire to university students. The discussion covers the effectiveness of these applications in enhancing mathematical skills, their main advantages and limitations compared to traditional teaching methods, and the perceptions of educators and students regarding their use. The results indicate that mobile applications can be valuable tools to complement mathematics education, offering benefits such as accessibility, interactivity, and immediate feedback. However, they also present challenges, such as excessive reliance on technology and the need for appropriate integration into the school curriculum. The research concludes that to maximize the benefits of mobile applications in mathematics education, it is essential to develop strategies that promote their balanced and effective use, considering best pedagogical practices and students' specific needs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-12-03T14:05:46Z No. of bitstreams: 1 TMS03122024.pdf: 1348823 bytes, checksum: a52c82cbf18c2ac5da0f6b9ab1c005b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T14:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TMS03122024.pdf: 1348823 bytes, checksum: a52c82cbf18c2ac5da0f6b9ab1c005b1 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAplicativos mobilept_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectAnálise crítica do uso de aplicativos mobilept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPerspectivas educacionaispt_BR
dc.titleO uso de aplicativos mobile para resolução de problemas matemáticos: uma análise crítica e perspectivas educacionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriano Alves de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise crítica do uso de aplicativos mobile na resolução de problemas matemáticos e explorar suas perspectivas educacionais. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adota uma abordagem metodológica de uma pesquisa exploratória e a aplicação de questionário a estudantes universitários. A discussão abrange a eficácia desses aplicativos no aprimoramento das habilidades matemáticas, suas principais vantagens e limitações em relação aos métodos tradicionais de ensino e a percepção de educadores e alunos sobre sua utilização. Os resultados indicam que os aplicativos mobilem podem ser ferramentas valiosas para complementar o ensino de matemática, oferecendo benefícios como a acessibilidade, a interatividade e o feedback imediato. No entanto, também apresentam desafios, como a dependência excessiva da tecnologia e a necessidade de integração adequada no currículo escolar. A pesquisa conclui que, para maximizar os benefícios dos aplicativos mobile na educação matemática, é essencial desenvolver estratégias que promovam seu uso equilibrado e eficaz, considerando as melhores práticas pedagógicas e as necessidades específicas dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMS03122024.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.