Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNazario, Victor Barbosa-
dc.date.accessioned2024-12-03T15:43:51Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T15:43:51Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32659-
dc.description.abstractFunctions are fundamental in all areas of mathematics, and the quadratic function, also known as the function of the 2nd degree, stands out for its characteristics, such as the graph, the domain, and the roots. In addition, its applications in everyday life can be seen in the calculation of projectile launches and movements, as well as in the prediction of angles, area optimization, among others. The present study aims to analyze the difficulties presented by students in the 1st year of high school in understanding the concept addressed. The methodology adopted was the descriptive quantitative research, in which a questionnaire on the exposed theme was used, applied to a 1st year high school class, in order to collect relevant data for this study. The results indicate that the students analyzed are more focused on the use of technological resources than on the search for a deeper understanding of teaching and learning. Mathematics classes, often described in a traditional way, can be one of the obstacles to the development of these students. There is also a lack of interest in exploring new knowledge, which further aggravates the teaching and learning process. This scenario is reflected in alarming statistics in Brazil, which can compromise the country's educational progress. Thus, it is concluded that students face difficulties in relation to certain contents and, in many cases, are unable to associate theoretical concepts with their practical application. Among these contents, the quadratic function stands out.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-12-03T15:43:51Z No. of bitstreams: 1 VBN03122024 .pdf: 2092756 bytes, checksum: 7a2bf29f6eda7510c1e9c8b049966813 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T15:43:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VBN03122024 .pdf: 2092756 bytes, checksum: 7a2bf29f6eda7510c1e9c8b049966813 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDesafios na compreensão da função quadrática: dificuldades dos alunos do 1º ano do ensino médio nos conceitos básicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Júnior, Fernando Vieira-
dc.description.resumoAs funções são fundamentais em todas as áreas da matemática, e a função quadrática, também conhecida como função do 2º grau, destaca-se por suas características, como o gráfico, o domínio e as raízes. Além disso, suas aplicações no cotidiano podem ser vistas no cálculo de lançamentos e movimentos de projéteis, bem como na previsão de ângulos, otimização de área, dentre outras. O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano do ensino médio na compreensão do conceito abordado. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa descritiva, na qual se utilizou um questionário sobre o tema exposto, aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, com o intuito de coletar dados relevantes para este estudo. Os resultados indicam que os estudantes analisados estão mais voltados para o uso de recursos tecnológicos do que para a busca de uma compreensão mais profunda sobre ensino e aprendizagem. As aulas de matemática, muitas vezes descritas de forma tradicional, podem ser um dos obstáculos ao desenvolvimento desses jovens. Observa-se também uma falta de interesse em explorar novos conhecimentos, o que agrava ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. Esse cenário reflete-se em estatísticas alarmantes no Brasil, que podem comprometer o progresso educacional do país. Assim, conclui-se que os estudantes enfrentam dificuldades em relação a determinados conteúdos e, em muitos casos, não conseguem associar os conceitos teóricos à sua aplicação prática. Dentre esses conteúdos, destaca-se a função quadrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBN03122024 .pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.