Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelarmino, Jéssica Kelly Martiniano-
dc.date.accessioned2017-12-19T12:44:41Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2017-12-19T12:44:41Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3265-
dc.description.abstractThe present work intends to analyze the phenomenon of Queísmo and Dequeísmo in Brazilian Portuguese, in search of a methodological proposal for basic education. For this, we use a Corpus consisting of 10 (ten) samples of some genres, selected by us, namely: advertisement, news, interview, speech, meme, caricature. From normative teaching, we work specifically on the subject of the Verbal Regency, in order to understand it as a basis for the phenomenon found in the postulates of Mollica and, to guide this new proposal of grammar idealized throughout the work, we analyze the Linguistic Variation, in order to propose solutions that bridge the gap between what is normative and what is concretely used by the speakers. Specifically, we aim to: a) propose a new perspective of grammar that approaches the speaker b) understand how has occurred the teaching of verbal regency of verbs such as: remember, need, forget, among others. c) To point out occurrences of Queísmo and Dequeísmo, in the chosen verbs d) To select cases in which one observes the presence of Queísmo and Dequeísmo in some social practices. We use as theoretical contribution the following authors: Cegalla (2008), Bechara (2000), Mollica (1995), Sacconi (1989), Cunha and Cintra (1985), Terra (2011), Travaglia (1997), Cezario & Votre , as well as the official PCN's (1998) and National Guidelines for Basic Education (2013) Roughly, we consider this work of great relevance, considering that it intends to promote the critical and reflexive development of the teachers, besides making them more active in the Portuguese language classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T12:44:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JKMB29112017.pdf: 1208331 bytes, checksum: 04b45734e69fe5aa7180ef2b713cfd61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T12:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JKMB29112017.pdf: 1208331 bytes, checksum: 04b45734e69fe5aa7180ef2b713cfd61 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGramática Normativapt_BR
dc.subjectVariação Lingüísticapt_BR
dc.subjectQueísmo e Dequeismopt_BR
dc.titleO fenômeno do Queísmo e Dequeísmo no Português Brasileiro: em busca de uma proposta metodológica o ensino de língua portuguesa na Educação Básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria das Graças Carvalho-
dc.contributor.referee2Assis, Maria Cristina de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Eneida Martins de-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar o fenômeno do Queísmo e do Dequeísmo no Português Brasileiro, em busca de uma proposta metodológica para a educação básica. Para tanto, nos valemos de um Corpus constituído de 10 (dez) amostras de alguns gêneros, selecionados por nós, a saber: propaganda, notícia, entrevista, discurso, meme, caricatura. Do ensino normativo, trabalhamos, especificamente, o assunto da Regência Verbal, a fim de compreendê-lo como base para o fenômeno encontrado nos postulados da Mollica (1995) e, para pautar essa nova proposta de gramática idealizada no decorrer do trabalho, analisamos a Variação Linguística, a fim de propor soluções que diminuam a lacuna entre o que é normativo e o que é concretamente utilizado pelos falantes. Especificamente, objetivamos: a) propor uma nova perspectiva para o ensino de língua portuguesa que se aproxime do falante; b) compreender como tem ocorrido o ensino da regência verbal de verbos como: lembrar, precisar, esquecer, entre outros; c) Apontar ocorrências de Queísmo e Dequeísmo, nos verbos escolhidos; d) Selecionar casos em que se observa a presença do Queísmo e Dequeísmo em algumas práticas sociais. Utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Cegalla (2008), Bechara (2000), Mollica (1995), Sacconi (1989), Cunha & Cintra(1985), Terra (2011), Travaglia (1997), Cezario & Votre (2013), Bagno (2012), Perini (1985), bem como os documentos oficiais PCN‟s (1997) e Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013). Grosso modo, consideramos este trabalho de grande relevância, tendo em vista que pretende promover o desenvolvimento crítico e reflexivo dos docentes, além de torná-los mais atuantes nas aulas de língua portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKMB29112017.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons