Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes Junior, José Leandro Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-12-19T12:49:32Z-
dc.date.available2017-12-05-
dc.date.available2017-12-19T12:49:32Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3266-
dc.description.abstractConsiderations about high school, suggests a proposal for teaching and true texts for high school, suggesting a roadmap of textual analysis and activities. In this way, the work first discusses language in learning, establishing a relationship between language and society, from the discussion of how the social practices of postmodern society influenced the communicative process, then there is the discussion about the support of educational documents, which license the teaching of linguistic syncretism and establish a dialogue with didactic materials, the work makes a brief presentation of a didactic book, explaining that it does not satisfactorily explore the expressive resources of the syncretic texts. Moreover, this work is supported by the theoretical postulates of Greimas' discursive semiotics, for whom the text is conceived from a generative path of meaning. In addition to the general theoretical questions of discursive semiotics, this work is based on Teixeira's textual methodological proposal, which includes chromatic, eidetic and topological categories. In this way, a script of analysis of syncretic texts is proposed, based on Teixeira, described in six stages: 1 - Understanding the content; 2 - Recognition of the discursive genre; 3 - Recognition of multiple languages in operation; 4 - Examination of colors and shapes (chromatic and eidetic categories); 5 - Verification of the movements of the forms (topological category) and 6 - Assessment of the linguistic integration. As well, the work suggests some activities that may guide the work of the Portuguese teacher in basic education, demonstrating the theory applied to the text.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T12:49:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLGPJ05122017.pdf: 1756401 bytes, checksum: d651d553af9992887f3e190e977d1265 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T12:49:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLGPJ05122017.pdf: 1756401 bytes, checksum: d651d553af9992887f3e190e977d1265 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectTextos sincréticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma proposta de trabalho com textos sincréticos no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana de Nadai-
dc.contributor.referee1Francelino, Pedro Farias-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.referee3Ferrari Neto, José-
dc.description.resumoConsiderando os avanços tecnológicos que configuram a sociedade contemporânea e concebem a comunicação cada vez mais de forma sincrética, ou seja, a partir da associação entre linguagens, este trabalho consiste na produção de uma proposta de ensino com textos sincréticos para o ensino médio, sugerindo um roteiro de análise textual e de atividades. Dessa forma, o trabalho discorre, inicialmente, sobre a linguagem no aprendizado, estabelecendo uma relação entre linguagem e sociedade a partir da discussão da realidade comunicativa da pós-modernidade, discutindo os documentos da educação que licenciam o ensino do sincretismo linguístico e analisando brevemente a forma como o sincretismo é explorado nos livros didáticos. Para alcançar os objetivos, este trabalho se respalda nos postulados teóricos da semiótica discursiva de Greimas, para quem o texto é concebido a partir de um percurso gerativo de sentido. Mais especificamente, este trabalho se baseia na proposta metodológica de análise de textos verbo-visuais de Teixeira, que contempla categorias cromática, eidética e topológica. Desta forma, é proposto um roteiro de análise de textos sincréticos, baseado em Teixeira, descrito em seis etapas: 1 - Compreensão do conteúdo; 2 - Reconhecimento do gênero discursivo; 3 - Reconhecimento das múltiplas linguagens em operação; 4 - Exame das cores e formas (categorias cromática e eidética); 5 - Verificação dos movimentos das formas (categoria topológica) e 6 - Avaliação da integração linguística. No final, o trabalho sugere algumas atividades que poderão orientar o trabalho do professor de português na educação básica, demonstrando a teoria aplicada ao texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLGPJ05122017.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons