Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maurício Vieira da-
dc.date.accessioned2024-12-04T14:30:09Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2024-12-04T14:30:09Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32685-
dc.description.abstractThe subject of this study investigates an experience about the application of a game as a didactic resource to explore the content of Affine Function in High School. The study was carried out with the general aim of analyzing the application and execution of the game Domine o Zero da Função in the first year of secondary school at a State Technical School in Timbaúba/PE. The theoretical discussion was based on the theme “Teaching functions and games: a possible relationship for learning” based on the theories of: Gonçalves (2015); Roque (2012); Iezzi and Murakami (2013); Souza (2014); Ferreira (2021); Brasil (2018; 1998); Grando (2004); Kishimoto (2010), among others. We carried out an exploratory investigation whose data was interpreted using a qualitative approach. As a result, we found that the game enabled the use of different solving strategies to calculate the zero of the function, as well as promoting student interaction and self-assessment. We also observed common errors and difficulties, which show us that the content has not yet been mastered by the majority of students, which allows us to conclude that the use of didactic resources such as games, in the methodological practices applied in the classroom, can facilitate the teaching and learning of Affine Functions, contributing to the development of critical thinking, autonomy and interaction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-12-04T14:30:09Z No. of bitstreams: 1 MVS04122024 .pdf: 1077056 bytes, checksum: e6814291ac844986ceaa17bf2e9d2601 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T14:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MVS04122024 .pdf: 1077056 bytes, checksum: e6814291ac844986ceaa17bf2e9d2601 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleJogo domine o zero da função: experiência com uma turma do 1° ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Varella, Vinícius Martins-
dc.description.resumoO tema do presente estudo investiga uma experiência acerca da aplicação de um jogo como recurso didático para explorar o conteúdo de Função Afim no Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a aplicação e execução do jogo Domine o Zero da Função no primeiro ano do Ensino Médio em uma Escola Técnica Estadual de Timbaúba/PE. Levantamos como discussão teórica o tema “Ensino de funções e jogos: uma relação possível para a aprendizagem” a partir das teorias de: Gonçalves (2015); Roque (2012); Iezzi e Murakami (2013); Souza (2014); Ferreira (2021); Brasil (2018; 1998); Grando (2004); Kishimoto (2010), entre outros. Realizamos uma investigação exploratória cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificamos que o jogo possibilitou uso de diferentes estratégias de resolução para o cálculo do zero da função, bem como promoveu a interação e autoavaliação dos estudantes. Também observamos erros e dificuldades comuns, que nos mostram que o conteúdo ainda não é dominado pela maioria dos estudantes, os quais nos permitem concluir que o uso de recursos didáticos como os jogos, nas práticas metodológicas aplicadas em sala de aula, pode facilitar o ensino e aprendizagem de Função Afim contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia e interação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVS04122024 .pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.