Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Hugo Leonardo dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-04T14:42:03Z-
dc.date.available2024-03-05-
dc.date.available2024-12-04T14:42:03Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32688-
dc.description.abstractThis work presents and discusses the results of a master's degree research carried out between August 2021 and November 2023, which focused on the presence of bombardino in Brazilian music. From an ethnomusicological perspective, the research sought to understand the main characteristics of Brazilian music present in the works Rabecando, by Fernando Deddos, and Brincando com o Bombardino, by Edmael Santos. The specific objectives were: to identify the main works for bombardino known among instrumentalists; understand the profiles and insertion of instrumentalists in bombardino practice contexts; understand the structural dimensions of two works selected among the best known; and understand composers' conceptions of their works. To achieve the objectives, field research was developed with a qualitative approach, combining documentary, bibliographical, interview and questionnaire sources. The analyzes and interpretations were carried out based on the articulation of information produced within the field of ethnomusicology and related areas. The results of the questionnaires, applied to musicians, teachers and students involved in the Associação Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), helped to identify two widely mentioned works and composers, Rabecando, by Fernando Deddos, and Brincando com o Bombardino, by Edmael Santos. The composers' statements made it possible to understand their inspirations when composing their works and discuss their perceptions about Brazilianness and the role of the bombardino in Brazilian music. These dialogues provided a deeper understanding of the different compositional approaches for the bombardino, providing a deeper insight into the Brazilian repertoire for this instrument.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-04T14:42:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HugoLeonardoDosSantosCardoso_Dissert.pdf: 2315562 bytes, checksum: c5040ebd73e754982de30e1b3a92a956 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T14:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HugoLeonardoDosSantosCardoso_Dissert.pdf: 2315562 bytes, checksum: c5040ebd73e754982de30e1b3a92a956 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBombardinopt_BR
dc.subjectEufôniopt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectEuphoniumpt_BR
dc.subjectBrazilian Musicpt_BR
dc.titleRabecando e brincando com o bombardino: uma análise sobre o bombardino na música brasileira a partir de duas obraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fabio Henrique Gomes-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 04/12/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 04/12/2024pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada entre agosto de 2021 e novembro de 2023, cujo foco foi a presença do bombardino na música brasileira. A partir de uma perspectiva etnomusicológica, o objetivo da pesquisa foi compreender as principais características da música brasileira presentes nas obras Rabecando, de Fernando Deddos, e Brincando com o Bombardino, de Edmael Santos. Os objetivos específicos foram: identificar as principais obras para bombardino conhecidas entre os instrumentistas; compreender os perfis e inserção dos instrumentistas em contextos de prática do bombardino; compreender as dimensões estruturais de duas obras selecionadas entre as mais conhecidas; e compreender as concepções dos compositores sobre suas obras. Para alcançar os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, articulando fontes documentais, bibliográficas, de entrevistas e questionários. As análises e interpretações foram realizadas a partir da articulação das informações produzidas com o campo da etnomusicologia e áreas afins. Os resultados dos questionários, aplicados a músicos, professores e estudantes envolvidos na Associação Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), auxiliaram na identificação de duas obras e compositores amplamente mencionados, Rabecando, de Fernando Deddos, e Brincando com o Bombardino, de Edmael Santos. Os depoimentos dos compositores possibilitaram compreender suas inspirações ao compor suas obras e discutir suas percepções sobre a brasilidade e o papel do bombardino na música brasileira. Esses diálogos proporcionaram uma compreensão mais profunda das diferentes abordagens de composição para o bombardino, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre o repertório brasileiro para esse instrumento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HugoLeonardoDosSantosCardoso_Dissert.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons