Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Anne Angely Guedes-
dc.date.accessioned2024-12-04T17:22:46Z-
dc.date.available2024-07-13-
dc.date.available2024-12-04T17:22:46Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32693-
dc.description.abstractThis research aims to analyse the factors contributing to attrition and retention in the Executive Secretariat course. The study will be conducted at the Center for Applied Sciences and Education (CCAE) on the UFPB Campus IV in Mamanguape, located on the northern coast of Paraíba. Our study is grounded in the works of researchers such as Branco (2020), Silva (2017), and others. Regarding methodology, our research will be qualitative and quantitative.We will analyze the course for the past ten years by interviewing current final- year and former students who did not complete the Executive Secretariat degree. To gather the necessary information, we recorded and transcribed the interviews using open-ended and closed-ended questions. Considering the context of the expansion and regionalization of higher education and the importance of ensuring access and academic success.We have identified a scarcity of literature addressing attrition and retention in this specific course. Therefore, we believe this research will contribute significantly to the field, aiding in understanding these phenomena and enabling the institution to establish goals to address or reduce the number of dropouts.We hope that the results will provide the Center with the necessary tools to develop effective policies to reduce attrition and strengthen student retention.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-04T17:22:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnneAngelyGuedesAndrade_Dissert.pdf: 2254935 bytes, checksum: 01c220c3dd476457eba69746b02e5a8e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T17:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnneAngelyGuedesAndrade_Dissert.pdf: 2254935 bytes, checksum: 01c220c3dd476457eba69746b02e5a8e (MD5) Previous issue date: 2024-07-01en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superior - Evasão - UFPBpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Permanência - UFPBpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais - Evasãopt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleEvasão e permanência no ensino superior : o caso do curso de secretariado executivo (Campus IV/UFPB)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0221359250544217pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que causam a evasão e a permanência no curso de Secretariado Executivo. O estudo foi conduzido no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. Nosso estudo se fundamenta em autores como Branco (2020) e Silva (2017), entre outros. Metodologicamente, adotamos uma abordagem quanti-qualitativa. Analisamos a trajetória do curso ao longo dos últimos dez anos, entrevistando tanto alunos do último período quanto ex-alunos que não concluíram a graduação. Para a coleta de dados, realizamos e transcrevemos entrevistas com perguntas abertas e fechadas. No contexto da expansão e interiorização do ensino superior, e reconhecendo a importância de garantir não apenas o acesso, mas também o sucesso acadêmico.Constatamos que a produção acadêmica sobre evasão e permanência no curso de Secretariado Executivo é ainda incipiente. A escassez de literatura sobre o tema reforça a relevância desta pesquisa, que busca contribuir de maneira significativa para a compreensão desses fenômenos. Assim, esperamos que os resultados obtidos possibilitem à instituição estabelecer metas e estratégias eficazes para mitigar a evasão e promover a permanência dos estudantes. Esperamos que os resultados obtidos possam fornecer subsídios para que o Centro possa traçar políticas eficazes que reduzam a evasão e fortaleçam a permanência dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnneAngelyGuedesAndrade_Dissert.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons