Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Káled Matheus Alves-
dc.date.accessioned2024-12-04T21:25:52Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-12-04T21:25:52Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32702-
dc.description.abstractThis monograph aims to conceptually and practically address the term gesture in music, with a specific focus on gesture in the compositional process. Based on bibliographical research and practical experiences with compositional gestures, as well as the structuring and analysis of the Grimm Brothers' tale "The Elves and the Shoemaker," I discuss the compositional methodology and processes I used to develop musical gestures. These gestures perform a subjective transformation between text, music, and imagery (mental images), coherently and linearly accompanying the events of the text. Finally, as the result of this final undergraduate project (TCC II), and as a product of research and reflections on the subject, I explore aspects of the application of the concept of gesture in the composition of the piece Os Homenzinhos (Die Wichtelmänner) for string orchestra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-12-04T21:25:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMAF14112024.pdf: 3556402 bytes, checksum: 7c6dcc8db9bc16c6ba3875cf2a424f43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T21:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMAF14112024.pdf: 3556402 bytes, checksum: 7c6dcc8db9bc16c6ba3875cf2a424f43 (MD5) Previous issue date: 2024-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Bacharelado)pt_BR
dc.subjectGesto - Processo de composiçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento composicionalpt_BR
dc.subjectOrquestra de cordaspt_BR
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.titleAspectos da aplicação do conceito de gesto na composição da peça "Os Homenzinhos (Die Wichtelmänner)".pt_BR
dc.title.alternativeAspects of the application of the concept of gesture in the composition of the play "The Little Men (Die Wichtelmänner)".pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, José Orlando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como propósito abordar, de forma conceitual e prática, o termo gesto em música, com foco específico em gesto no processo composicional. A partir de pesquisas bibliográficas e experiências práticas com gestos composicionais, bem como a estruturação e análise do conto O Sapateiro e os Anões, dos Irmãos Grimm, discorro sobre a metodologia e processos composicionais que utilizei ao desenvolver gestos musicais. Esses gestos realizam uma transformação, de forma subjetiva, entre texto, música e imagética (imagens mentais) acompanhando de maneira coerente e linear com os acontecimentos do texto. Por fim, como resultado final deste trabalho de conclusão de curso (TCC II), fruto de pesquisas e reflexões sobre o tema, abordo os aspectos da aplicação do conceito de gesto na composição da peça Os Homenzinhos (Die Wichtelmänner) para orquestra de cordas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMAF14112024.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons