Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32706Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Luz, Denilson Severino da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-05T12:05:48Z | - |
| dc.date.available | 2024-11-05 | - |
| dc.date.available | 2024-12-05T12:05:48Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32706 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to identify how male teachers are perceived in the teaching profession within the early years of primary education. Through semi-structured interviews with male teachers, female teachers, and mothers, the research seeks to address questions such as: Is there a difference in teaching between male and female teachers? Is there a gender-specific approach to teaching or caregiving? What challenges do men face when choosing this profession? The theoretical framework focuses on the role of men in children’s education and the potential challenges they encounter. Key authors, including Louro (1997), Sayão (2000), Rabelo (2013), and Silveira (2012), among others, inform the discussion. Male participation in children’s education promotes gender equality and diversifies the school environment. However, cultural shifts are necessary to value the presence of men in the early years of primary education. Furthermore, more publications focusing on this educational stage are needed. Recognizing the importance of men as educators in the early grades can help create a more balanced and welcoming workplace. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:05:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf: 739853 bytes, checksum: 9c99e49908cb0938df4b02cd21c654eb (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf: 303457 bytes, checksum: 384b858c1abba34e75fd9a48228c0a53 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:05:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf: 739853 bytes, checksum: 9c99e49908cb0938df4b02cd21c654eb (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf: 303457 bytes, checksum: 384b858c1abba34e75fd9a48228c0a53 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-05T12:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf: 739853 bytes, checksum: 9c99e49908cb0938df4b02cd21c654eb (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf: 303457 bytes, checksum: 384b858c1abba34e75fd9a48228c0a53 (MD5) Previous issue date: 2024-10-24 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Docência | pt_BR |
| dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.subject | Homem | pt_BR |
| dc.title | Desafios do professor homem nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Batista, Aline Cleide | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3246128663968596 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor2 | Soares, Maria Valdenice Resende | - |
| dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0670947991478100 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2670380241535361 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral identificar como os professores homens são vistos na docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da entrevista semiestruturada com professores homens, com professoras e com mães, buscou-se estabelecer ligações que permitam responder questões como: Será que há diferenciação na docência de professores homens e/ou mulheres? Existe um padrão feminino ou masculino de ensinar e/ou cuidar? Quais os desafios enfrentados pelos homens que optam por esta profissão? O referencial teórico teve como foco a atuação masculina na educação de crianças, bem como possíveis desafios enfrentados. A pesquisa apresentou como base de diálogos, autores como Louro (1997), Sayão (2000), Rabelo (2013), Silveira (2012), entre outros. A participação de homens no ensino de crianças é uma forma de fomentar a igualdade de gênero e diversificar o ambiente escolar. No entanto, é necessário promover mudanças culturais que valorizem a presença do homem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca-se também que é importante haver mais publicações voltadas para esta etapa de ensino. Reconhecer a importância do homem como educador nas séries iniciais pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e acolhedor. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf | TCC | 722,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf | TERMO | 296,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
