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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Denilson Severino da-
dc.date.accessioned2024-12-05T12:05:48Z-
dc.date.available2024-11-05-
dc.date.available2024-12-05T12:05:48Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32706-
dc.description.abstractThis study aims to identify how male teachers are perceived in the teaching profession within the early years of primary education. Through semi-structured interviews with male teachers, female teachers, and mothers, the research seeks to address questions such as: Is there a difference in teaching between male and female teachers? Is there a gender-specific approach to teaching or caregiving? What challenges do men face when choosing this profession? The theoretical framework focuses on the role of men in children’s education and the potential challenges they encounter. Key authors, including Louro (1997), Sayão (2000), Rabelo (2013), and Silveira (2012), among others, inform the discussion. Male participation in children’s education promotes gender equality and diversifies the school environment. However, cultural shifts are necessary to value the presence of men in the early years of primary education. Furthermore, more publications focusing on this educational stage are needed. Recognizing the importance of men as educators in the early grades can help create a more balanced and welcoming workplace.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:05:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf: 739853 bytes, checksum: 9c99e49908cb0938df4b02cd21c654eb (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf: 303457 bytes, checksum: 384b858c1abba34e75fd9a48228c0a53 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:05:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf: 739853 bytes, checksum: 9c99e49908cb0938df4b02cd21c654eb (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf: 303457 bytes, checksum: 384b858c1abba34e75fd9a48228c0a53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T12:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdf: 739853 bytes, checksum: 9c99e49908cb0938df4b02cd21c654eb (MD5) DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdf: 303457 bytes, checksum: 384b858c1abba34e75fd9a48228c0a53 (MD5) Previous issue date: 2024-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.titleDesafios do professor homem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Aline Cleide-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246128663968596pt_BR
dc.contributor.advisor2Soares, Maria Valdenice Resende-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0670947991478100pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2670380241535361pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral identificar como os professores homens são vistos na docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da entrevista semiestruturada com professores homens, com professoras e com mães, buscou-se estabelecer ligações que permitam responder questões como: Será que há diferenciação na docência de professores homens e/ou mulheres? Existe um padrão feminino ou masculino de ensinar e/ou cuidar? Quais os desafios enfrentados pelos homens que optam por esta profissão? O referencial teórico teve como foco a atuação masculina na educação de crianças, bem como possíveis desafios enfrentados. A pesquisa apresentou como base de diálogos, autores como Louro (1997), Sayão (2000), Rabelo (2013), Silveira (2012), entre outros. A participação de homens no ensino de crianças é uma forma de fomentar a igualdade de gênero e diversificar o ambiente escolar. No entanto, é necessário promover mudanças culturais que valorizem a presença do homem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca-se também que é importante haver mais publicações voltadas para esta etapa de ensino. Reconhecer a importância do homem como educador nas séries iniciais pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e acolhedor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

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