Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Estefani Máximo de-
dc.date.accessioned2024-12-05T12:31:52Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-12-05T12:31:52Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32707-
dc.description.abstractThis work is a study focused on the field of Science Education Research, particularly on the teaching of Astronomy. The main objective is to analyze knowledge about Astronomy in the early years of Elementary Education, identifying which practices and knowledge the teacher adopts in her Science lessons. The research is theoretically based on authors who discuss Scientific Literacy, such as Sasseron and Carvalho (2008, 2011, 2018); Viecheneski and Carletto (2013); Delizoicov and Slongo (2011), among others. Additionally, it draws on studies about Astronomy teaching, such as Langhi and Nardi (2005, 2009, 2010); Junior et al. (2023); Soares and Nascimento (2012); Almeida and Teixeira (2024); Barroso and Borgo (2010), Martins (2005), Campos (1999), Cruz and Neto (2012), Santos (2021, 2022), and Santos and Cruz (2023). We conducted this research using a qualitative approach, organizing four distinct phases for data collection: the first was an interview with the class teacher; the second involved a diagnostic activity using printed materials; the third consisted of building a panel based on the children's prior knowledge about general Astronomy topics; and the fourth and final stage was an interview with the students to record their understanding of Astronomy in a more controlled and accurate manner. From the results gathered, we believe our work allowed us to explore, albeit preliminarily, new paths and to glimpse possibilities for teaching Science and Astronomy in the public school context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:31:29Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EstefaniMáximodeAquino_TCC.pdf: 1400566 bytes, checksum: 723b21ebbf502fffd5298ee54cf0aed2 (MD5) EstefaniMáximodeAquino_TERMO.pdf: 184339 bytes, checksum: 87e43d2d99f922dcb2983fa46ac44967 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:31:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EstefaniMáximodeAquino_TCC.pdf: 1400566 bytes, checksum: 723b21ebbf502fffd5298ee54cf0aed2 (MD5) EstefaniMáximodeAquino_TERMO.pdf: 184339 bytes, checksum: 87e43d2d99f922dcb2983fa46ac44967 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T12:31:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EstefaniMáximodeAquino_TCC.pdf: 1400566 bytes, checksum: 723b21ebbf502fffd5298ee54cf0aed2 (MD5) EstefaniMáximodeAquino_TERMO.pdf: 184339 bytes, checksum: 87e43d2d99f922dcb2983fa46ac44967 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da astronomiapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino da astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental - 5° anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Joel Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432575322141234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7955452052734721pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um estudo voltado à área de Pesquisa em Ensino de Ciências, em particular o ensino da Astronomia. O objetivo geral está em analisar os saberes sobre a Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando quais conhecimentos e práticas sobre o ensino de Ciências a professora adota em suas aulas. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores que tratam de pesquisa a respeito da Alfabetização Científica, como Sasseron e Carvalho (2008, 2011, 2018); Viecheneski e Carletto (2013); Delizoicov e Slongo (2011). Além de outros autores que tratam de pesquisas a respeito do ensino de Astronomia, como Langhi e Nardi (2005, 2009, 2010); Junior et al. (2023); Soares e Nascimento (2012); Almeida e Teixeira (2024); Barroso e Borgo (2010) e Martins (2005); Campos (1999); e Cruz e Neto (2012); Santos (2021, 2022); Santos e Cruz (2023). Realizamos essa pesquisa com abordagem qualitativa, organizamos para coleta de dados quatro momentos distintos: o primeiro foi uma entrevista com a professora da turma, o segundo realizamos uma atividade diagnóstica com material impresso, o terceiro, construímos um painel a partir dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto geral da astronomia e quarto e último fizemos uma entrevista com os alunos, com vistas a registrar de forma mais aproximada/controlada seus conhecimentos sobre Astronomia. A partir dos resultados colhidos, acreditamos que nosso trabalho nos possibilitou percorrer, ainda que de forma inicial, novos trajetos e nos permitiu vislumbrar possibilidades para o ensino de Ciências e de Astronomia no contexto da escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstefaniMáximodeAquino_TCC.pdfTCC1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EstefaniMáximodeAquino_TERMO.pdfTERMO180,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons