Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Maria Juliane-
dc.date.accessioned2024-12-05T12:55:21Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2024-12-05T12:55:21Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32710-
dc.description.abstractThe present Course Completion Work – TCC, titled "Mathematical Games in the Early Years of Elementary School: Contributions to the Learning Process of Students," constitutes a qualitative research with an intervention proposal carried out in a 3rd-grade class of Elementary School in a public school in the municipality of Jacaraú. The general objective of the research was to conduct a study on mathematical games and their contributions to the learning process of students. The specific objectives were: to identify how mathematics teaching occurs in the early years of elementary school; to identify which mathematical games are used in early elementary school classrooms; and to present an intervention proposal with mathematical games as a methodological possibility. The intervention proposal involved the development and implementation of a didactic sequence composed of mathematical games. The research indicated that teaching mathematics through games enhances students' learning, promotes social interaction and teamwork, and serves as an effective methodological tool for cognitive development and student engagement in math classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:55:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaJulianeRibeiro_TCC.pdf: 2192916 bytes, checksum: 4fc806be4954a00233a47d620f507a16 (MD5) MariaJulianeRibeiro_TERMO.pdf: 103957 bytes, checksum: f80da7d767677bc08b32e0bce8860e57 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2024-12-05T12:55:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaJulianeRibeiro_TCC.pdf: 2192916 bytes, checksum: 4fc806be4954a00233a47d620f507a16 (MD5) MariaJulianeRibeiro_TERMO.pdf: 103957 bytes, checksum: f80da7d767677bc08b32e0bce8860e57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T12:55:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaJulianeRibeiro_TCC.pdf: 2192916 bytes, checksum: 4fc806be4954a00233a47d620f507a16 (MD5) MariaJulianeRibeiro_TERMO.pdf: 103957 bytes, checksum: f80da7d767677bc08b32e0bce8860e57 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleJogos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de alunos/aspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Francisca Terezinha de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211686645140409pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, denominado de “Jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de alunos/as”, se constituiu em uma pesquisa qualitativa com uma proposta de intervenção realizada em uma turma do 3º do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Jacaraú. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo sobre os jogos matemáticos e as contribuições ao processo de aprendizagem de alunos/as. Como objetivos específicos, tivemos: identificar como se dá o Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais jogos matemáticos são usados em sala dos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma proposta de intervenção com jogos matemáticos como possibilidade metodológica. A proposta de intervenção se deu com a elaboração e aplicação de uma sequência didática composta por jogos matemáticos A pesquisa indicou que o ensino de Matemática por meio dos jogos matemáticos potencializa o aprendizado de alunos/as; promoverem a interação social e o trabalho em equipe, sendo uma ferramenta metodológica eficaz para o desenvolvimento cognitivo e o engajamento dos alunos nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaJulianeRibeiro_TCC.pdfTCC2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaJulianeRibeiro_TERMO.pdfTERMO101,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons