Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Pedro Soares Machado da-
dc.date.accessioned2024-12-05T13:29:42Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-12-05T13:29:42Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32713-
dc.description.abstractThe Performing Arts, Theater and Dance are territories of body work. In this way, the body is the center of these art languages. In this sense, this research seeks to understand how black bodies of students from the Department of Performing Arts (DAC) at the Federal University of Paraíba (UFPB) are violated within their performing and teaching experiences. In order to reach this understanding, the research situates the physical, social and curricular environment of the undergraduate courses in Theater and Dance, in addition to the bachelor's degree course in Theater, which are under the responsibility of the DAC/UFPB. To collect the data, the qualitative focus group methodology was developed, this group being composed of bodies and bodies identified and identified with blackness that make up the student body of the three courses mentioned and having their speeches instigated by a script of questions constructed to understand the experiences through three crossroads: Scene; Education; Existence. In turn, to interpret and analyze the data, Nilma Lino Gomes and Evani Tavares Lima highlight the theoretical framework of the work, the first for dealing with pedagogies for teaching blackness, the second for living and researching Black Scenes. There is still emphasis on escrevivência, a technique used by Conceição Evaristo, responsible here for conducting the poetic translation of the group's speeches, in order to more effectively transmit the unique knowledge of each member's trajectories. Therefore, the research demarcates the existence and, consequently, black resistance in the DAC/UFPB environment and projects the demands of these bodies that ask for and produce Black Scenes and pedagogies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-12-05T13:29:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMSS13112024.pdf: 1381711 bytes, checksum: f9b220d81696636541c81230fa53b818 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T13:29:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMSS13112024.pdf: 1381711 bytes, checksum: f9b220d81696636541c81230fa53b818 (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectArtes da cena.pt_BR
dc.subjectCenas negraspt_BR
dc.subjectCorpo e artept_BR
dc.subjectArtes Cênicas - UFPBpt_BR
dc.title"Minha pele é linguagem" : cena, educação e existência negra no departamento de Artes Cênicas da UFPB.pt_BR
dc.title.alternative"My skin is language": scene, education and black existence in the Performing Arts department of UFPB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Victor Hugo Neves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747191487082208pt_BR
dc.description.resumoAs Artes da Cena, o Teatro e a Dança, são territórios do fazer corporal. Deste modo, o corpo é o centro dessas linguagens da arte. Nesse sentido, esta pesquisa procura compreender como os corpos negros e as corpas negras dos e das discentes do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são violentados dentro de suas experiências cênicas e didáticas. Em vista de alcançar esse entendimento, a pesquisa situa o ambiente físico, social e curricular dos cursos de licenciatura em Teatro e em Dança, além do curso de bacharelado em Teatro, esses sob responsabilidade do DAC/UFPB. Para coletar os dados, a metodologia qualitativa de grupo focal foi desenvolvida, sendo este grupo composto por corpos e corpas identificados e identificadas com a negritude que compõem o corpo discente dos três cursos citados e tendo suas falas instigadas por um roteiro de questões construído para perceber as vivências através de três encruzilhadas: Cena; Educação; Existência. Por sua vez, para interpretar e analisar os dados, Nilma Lino Gomes e Evani Tavares Lima pautam em destaque o referencial teórico do trabalho, a primeira por tratar de pedagogias de ensino da negritude, a segunda por viver e pesquisar as Cenas Negras. Ainda há destaque para a escrevivência, técnica de Conceição Evaristo, responsável aqui por conduzir a tradução poética das falas do grupo, em passo de transmitir com maior eficácia o conhecimento singular das trajetórias de cada membro. Logo, a pesquisa demarca a existência e, por conseguinte, a resistência negra no ambiente do DAC/UFPB e projeta as demandas destes corpos e destas corpas que pedem e produzem Cenas e pedagogias Negras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMSS13112024.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons