Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Rejane dos Santos-
dc.date.accessioned2017-12-19T13:22:52Z-
dc.date.available2017-12-07-
dc.date.available2017-12-19T13:22:52Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3277-
dc.description.abstractThe present work looks at the issue of the teaching of Literature in High School, addressing questions about the guidelines established by the official documents that govern Brasilian education, with the law of guidelines and Bases of Education and the National Curricular Guidelines for Teaching Medium, among others. We aim to evaluate the use of news technologies in Reading Circles to promote the interest of students in High School for literary reading of the novel Dom Casmurro, of Machado de Assis, through a methodological proposal presented in the last chapter of this work. To do so, we conducted a biographical research, starting from the importance of literary reading in schools, bringing the thinking of some theorists, researchers and scholars on the use of new technologies and how they can contribute with the teaching of Literature, focusing on YouTube®, which presents in its content the literary channels, which can be recognized through our research, as a means of encouraging young people and adolescents to practice literary reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T13:22:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RSF07122017.pdf: 721250 bytes, checksum: 3b3be1604e733b15ec17ccf988f58a7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T13:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RSF07122017.pdf: 721250 bytes, checksum: 3b3be1604e733b15ec17ccf988f58a7d (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDom Casmurro - Literaturapt_BR
dc.subjectCírculos de leiturapt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleDom Casmurro no ensino médio: as novas tecnologias e os círculos de leitura como aliados na leitura literáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Alyere Silva-
dc.contributor.referee1Silva, Aline Cunha de Andrade-
dc.contributor.referee2Araújo, Deyseane Pereira dos Santos-
dc.description.resumoO presente trabalho atenta para a questão do ensino de Literatura no Ensino Médio, abordando questões acerca das orientações estabelecidas pelos documentos oficiais que regem a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, entre outros. Temos como objetivo, aliar o uso das novas tecnologias aos Círculos de Leitura para promover o interesse dos alunos do Ensino Médio pela leitura literária do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, através de uma proposta metodológica apresentada no último capítulo deste trabalho. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, partindo da importância da leitura literária nas escolas, trazendo o pensamento de alguns teóricos, pesquisadores e estudiosos sobre o assunto; enfocamos as mudanças pelas quais tem passado a sociedade, em relação ao uso das novas tecnologias e como elas podem contribuir com o ensino de Literatura, com enfoque no YouTube®, que apresenta em seu conteúdo os canais literários, que podem ser reconhecidos, através de nossa pesquisa, como um meio de incentivar jovens a adolescentes à prática da leitura literária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSF07122017.pdf704,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons