Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJanuário, Iara de Souza-
dc.date.accessioned2024-12-10T11:55:07Z-
dc.date.available2024-06-21-
dc.date.available2024-12-10T11:55:07Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32801-
dc.description.abstractThe research deals with student assistance by granting financial aid for technical High School students of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Paraíba, Brazil, located on the Santa Rita campus. This study research problem refers to the students’ perceptions of the influence of financial assistance on their permanence in the programs offered by the institution. To do so, data were collected from a group of 23 students of Environmental and Computing studies through an electronic questionnaire. The study also considered personal, social, economic, and familiar data to identify their socioeconomic status to comprehend the relevance of the assistance and its relation to students’ permanence in the program. The results showed a positive perception of students about the financial aid for permanence as it motivates them to continue and conclude the courses, above all, because they qualify them for a good opportunity in the labor market, which is fundamentally relevant. Data also pointed out that the quality of the teaching offered by the institution plays a role in getting a position in the labor market, and that financial difficulties are an impediment to permanence, therefore, assistance is fundamental for them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-10T11:55:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IaraDeSouzaJanuário_Dissert.pdf: 1256182 bytes, checksum: c18ba9a26c4a8601279a5c46d118ad39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-10T11:55:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IaraDeSouzaJanuário_Dissert.pdf: 1256182 bytes, checksum: c18ba9a26c4a8601279a5c46d118ad39 (MD5) Previous issue date: 2024-05-15en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectAuxílio financeiropt_BR
dc.subjectEnsino médio técnicopt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.titleO Programa Nacional de Assistência Estudantil e a permanência de estudantes no ensino médio de formação profissional tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4871712936220114pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda a implementação da assistência estudantil por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes do ensino médio técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus de Santa Rita. O problema de pesquisa investiga a percepção dos estudantes sobre o impacto do auxílio financeiro em sua permanência nos cursos da instituição. Para isso, foi realizado um levantamento de dados por meio de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de 23 estudantes dos cursos de Meio Ambiente e Informática. O estudo também incluiu informações pessoais, sociais, econômicas e familiares dos estudantes, visando identificar seu perfil socioeconômico e compreender a importância do auxílio e sua relação com a permanência nos cursos. Os resultados indicam que os estudantes têm uma visão positiva do auxílio financeiro, pois os motiva a continuar e concluir os cursos, especialmente devido às oportunidades que proporciona no mercado de trabalho. Além disso, os dados revelam que a qualidade do ensino oferecido pela instituição é um fator diferencial na busca por emprego, e as dificuldades financeiras representam um obstáculo para a permanência dos estudantes. Assim, o auxílio financeiro é considerado fundamental para o sucesso dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IaraDeSouzaJanuário_Dissert.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons