Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suleigma Diniz-
dc.date.accessioned2024-12-10T17:44:35Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-12-10T17:44:35Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32809-
dc.description.abstractThis research discusses the development of a pedagogical and artistic process that articulates the artistic languages of theater and literature, in an interdisciplinary way, for the transversal treatment of Gender issues, as a pedagogical intervention. In this way, relate Boal's Theater of the Oppressed, especially the Forum Theater, with the practice of theatrical games, in Arts classes, as a playful possibility of dealing with issues of gender and sexuality from the perspective of the oppressed, as a pedagogical intervention. The rural school is contextualized: Campo Mayor in the district of Goiana-PE. The students involved in this project are in the 2nd and 3rd years of high school. The development of the meetings held is reported as a possibility to reflect on pedagogical practice. Regarding the culmination, there was a presentation by Teatro Fórum in which the core theme was issues of gender and sexuality, in particular, the treatment of LGBTphobia. It reflects on teaching praxis based on the experience of pedagogical intervention that enabled male and female students to reflect on issues of gender and sexualities and their multiple consequences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-10T17:44:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SuleigmaDinizSilva_Dissert.pdf: 2156131 bytes, checksum: 57d4e7d6abf7826b8010506f592b7ebf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-10T17:44:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SuleigmaDinizSilva_Dissert.pdf: 2156131 bytes, checksum: 57d4e7d6abf7826b8010506f592b7ebf (MD5) Previous issue date: 2024-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro e literaturapt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectArt-Educationpt_BR
dc.subjectTheater of the Oppressedpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleTeatro, gênero e literatura: um diálogo que interliga saberespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Neto, Arthur Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534669424304486pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jerônimo Vieira de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9456019243135460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7651199867197712pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute o desenvolvimento de um processo pedagógico e artístico que articula as linguagens artísticas, especificamente, do teatro e da literatura, de forma interdisciplinar, para o trato transversal de questões de Gênero, como intervenção pedagógica. Dessa forma, relacionar o Teatro do Oprimido de Boal, em especial o Teatro Fórum, com a prática de jogos teatrais, nas aulas de Artes, como possibilidade lúdica de tratar questões de gênero e sexualidade na perspectiva do oprimido, como intervenção pedagógica na escola campo: Frei Campo Mayor no distrito ponta de pedras no município de Goiana-PE. Os educandos e educandas envolvidos e envolvidas nesse projeto são dos 2º e 3º anos do ensino médio. Relata-se o desenvolvimento dos encontros realizados como possibilidade de refletir sobre a prática pedagógica. Com relação a culminância, realizou-se uma apresentação do Teatro Fórum na qual a temática cerne foram as questões de gênero e sexualidade, em especial, o trato da LGBTfobia. Reflete-se sobre a práxis docente a partir da experiência da intervenção pedagógica que possibilitou a reflexão dos educandos e educandas acerca de questões de gênero e sexualidades e seus múltiplos desdobramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuleigmaDinizSilva_Dissert.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons