Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3280Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Viana, Thamires Ellis Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-19T13:30:51Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-20 | - |
| dc.date.available | 2017-12-19T13:30:51Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3280 | - |
| dc.description.abstract | Este artículo analiza las canciones de Chico Buarque de Hollanda, por lo tanto la temática presenta las facetas del pícaro/truco, en su cancioneiro. De esta manera, buscamos aprovechar la tradición, en la revisitación hecha por el compositor, y las inovaciones añandidas a tomada de las configuraciones cantadas del pícaro brasileño. De hecho, nuestra lectura se vuelve igualmente las canciones antiguas, especialmente a la decada de 40, que se puso el personajen. En la búsqueda de comportamiento del pícaro, por el rechazo al mundo del trabajo capitalista, recurrimos a los estudios, sobre la ociosidad, de Paul Lafargue e Bertrand Russell. Así pues, intentamos comprender la perspectiva poética de Chico Buarque sobre el pícaro. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T13:30:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESV20112017.pdf: 335895 bytes, checksum: 9450d0f8470ae02c58be93f624e83b43 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-19T13:30:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESV20112017.pdf: 335895 bytes, checksum: 9450d0f8470ae02c58be93f624e83b43 (MD5) Previous issue date: 2017-11-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | O malandro em Chico Buarque | pt_BR |
| dc.subject | Tradição e renovação no samba da malandragem | pt_BR |
| dc.subject | Canções – Brasil | pt_BR |
| dc.title | O malandro em Chico Buarque: tradição e renovação no samba da malandragem | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Wilma Martins de | - |
| dc.contributor.referee1 | Nóbrega, Maria Bernadete da | - |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Hermano de França | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho propõe-se a analisar as canções de Chico Buarque de Hollanda, cuja temática se volta para as representações do malandro/malandragem, em seu cancioneiro. Assim, procuraremos verificar o aproveitamento da tradição, na revisitação feita pelo compositor, e as inovações acrescidas na retomada das configurações cantadas do malandro brasileiro. Dessa forma, nossa leitura também se voltará para as canções mais antigas, especialmente às da década de 40, que se voltaram para essa personagem. Na busca do entendimento do comportamento malandro, como rejeição ao mundo do trabalho capitalista, recorremos aos estudos, sobre a ociosidade, de Paul Lafargue e Bertrand Russell. Com isso, intentamos entender a perspectiva poeta de Chico Buarque acerca do malandro. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESV20112017.pdf | 328,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
