Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leonardo Vieira da-
dc.date.accessioned2024-12-11T12:02:56Z-
dc.date.available2024-07-24-
dc.date.available2024-12-11T12:02:56Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32819-
dc.description.abstractCombinatorial Analysis is a Mathematics topic that is still considered difficult by most teachers and students. This makes this area of Mathematics feared and, sometimes, avoided by educators themselves. Because usually there is no adequate understanding of this subject, we even find books and websites presenting concepts with inconsistencies or limitations, which further deepens the difficulties in understanding the topic. Therefore, this work aims to contribute to improving the understanding of Combinatorics Analysis through a study focused on the Fundamental Counting Principle, a part considered essential for a good understanding of this area. We seek to explain this principle in detail, aiming to make clear what it produces and in which situations it can be used. In addition to its version regarding the making of two decisions, we present its iterated version and formalizations for each of them using set language. We analyze the statements of this principle in books and websites, in order to verify whether its presentation is being done correctly or adequately. Futhermore, using it, we developed the counting techniques covered in Basic Education and explained the importance of adequate modeling for solving problems and creating other techniques apart those previously discussed. After that, we address some ways of facing Combinatorial Analysis problems in order to contribute to a good application of known methods, as well as presenting a script that can help in facing these problems with greater security. Finally, we propose activities that can be applied and worked on in the classroom to promote the correct and most complete learning possible of the Fundamental Principle of Counting in Basic Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-11T12:02:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoVieiraDaSilva_Dissert.pdf: 967690 bytes, checksum: c8431f49d75a7091cdf7de7b0073f2bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-11T12:02:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoVieiraDaSilva_Dissert.pdf: 967690 bytes, checksum: c8431f49d75a7091cdf7de7b0073f2bd (MD5) Previous issue date: 2024-05-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
dc.subjectPrincípio Fundamental da Contagempt_BR
dc.subjectMétodos de Contagempt_BR
dc.subjectFundamental Counting Principlept_BR
dc.subjectMultiplicative Principlept_BR
dc.subjectCombinatorial Analysispt_BR
dc.subjectCounting Methodspt_BR
dc.subjectN-tuplespt_BR
dc.titleReflexões sobre o princípio fundamental da contagem e suas consequênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bocker Neto, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829898424320537pt_BR
dc.creator.LattesLattes não encontrado em 11/12/2024pt_BR
dc.description.resumoA Análise Combinatória é um assunto da Matemática ainda considerado difícil por grande parte dos professores e alunos. Isso torna essa área da Matemática temida e, às vezes, evitada pelos próprios educadores. Por, geralmente, não haver uma compreensão adequada desse assunto, encontramos, até mesmo, livros e sites apresentando conceitos com inconsistências ou limitações, o que aprofunda ainda mais as dificuldades de entendimento do tema. Diante disso, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria da compreensão da Análise Combinatória através de um estudo focado no Princípio Fundamental da Contagem, parte considerada essencial para o bom entendimento dessa área. Buscamos explicar esse princípio detalhadamente, com a finalidade de tornar claro o que ele produz e em quais situações pode ser utilizado. Além da sua versão referente `a tomada de duas decisões, apresentamos a sua versão iterada e formalizações para cada uma delas utilizando a linguagem de conjuntos. Analisamos os enunciados desse princípio em livros e sites, com o intuito de verificar se a sua apresentação está sendo feita de modo correto ou adequado. Em seguida, utilizando-o, desenvolvemos as t´técnicas de contagem abordadas no Ensino Básico e falamos sobre a importância de uma modelagem adequada para a resolução de problemas e para a criação de outras t´técnicas além das tratadas anteriormente. Depois disso, abordamos algumas formas de enfrentar problemas de Análise Combinatória de modo a contribuir para uma boa aplicação dos métodos conhecidos, bem como apresentamos um roteiro que possa auxiliar no enfrentamento desses problemas com maior segurança. Por fim, propomos algumas atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula com o objetivo de promover o aprendizado correto e o mais completo possível do Princípio Fundamental da Contagem no Ensino Básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoVieiraDaSilva_Dissert.pdf945,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons