Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Bruna Raquel Couto de Farias-
dc.date.accessioned2024-12-12T12:10:12Z-
dc.date.available2024-04-11-
dc.date.available2024-12-12T12:10:12Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32845-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the pedagogical function of television journalism observed in reports addressing health-related topics. In the context of contemporaneity, where various means of communication can be easily used for the dissemination of information from various areas, the importance of television as a medium for the transmission of news with an educational character becomes evident, which can result in good practices. The present study starts from the hypothesis that such contents can generate specific knowledge capable of positively impacting society in the field of health, through the use of didactic devices, initially raised by authors like Cerqueira (2018). To achieve this, the analysis proposes the examination of two series of special reports from TV Cabo Branco, a Globo affiliate in Paraíba, produced by journalists and healthcare professionals, focusing on issues related to human well-being. The method used is content analysis, anchored in bibliographic research and semi-structured interviews with professionals who were part of the analyzed television productions. The results obtained from this analysis point to the existence of various didactic devices, such as detailing, reinforcement in the discourse of legitimacy, interpretation of expert speeches, among others, in the reports of the analyzed series. In conclusion, the hypotheses initially raised and extensively discussed using theoretical resources in the chapters preceding the analysis are thus confirmed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-12T12:10:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunaRaquelCoutoDeFariasCarneiro_Dissert.pdf: 1440412 bytes, checksum: 9d7c72d012ae1187af536c6c273e83d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-12T12:10:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunaRaquelCoutoDeFariasCarneiro_Dissert.pdf: 1440412 bytes, checksum: 9d7c72d012ae1187af536c6c273e83d4 (MD5) Previous issue date: 2024-02-23en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectFunção pedagógicapt_BR
dc.subjectSaúde - Reportagenspt_BR
dc.subjectTV Cabo Brancopt_BR
dc.subjectTelejournalismpt_BR
dc.subjectPedagogical functionpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectTV Cabo Brancopt_BR
dc.subjectDidactic Devicespt_BR
dc.titleSaúde no telejornal : a função pedagógica do telejornalismo nas séries especiais da TV Cabo Brancopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Laerte José Cerqueira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9914202333943079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1959968577448189pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa debater sobre a função pedagógica do telejornalismo observada em reportagens que abordam temas vinculados à saúde. No contexto da contemporaneidade, onde diversos meios de comunicação podem ser facilmente usados para difusão de informações de várias áreas, fica evidente a importância da televisão como meio de transmissão de notícias cujo caráter didático pode resultar em boas práticas. O presente estudo parte da hipótese de que tais conteúdos podem gerar um conhecimento específico, capaz de impactar positivamente a sociedade no âmbito da saúde, através do uso de dispositivos didáticos, inicialmente levantados por autores como Cerqueira (2018). Para tal, propõe-se a análise de duas séries de reportagem especiais da TV Cabo Branco, afiliada Globo na Paraíba, produzidas por jornalistas e profissionais da medicina, com foco em questões relacionadas ao bem-estar humano, através do método de análise de conteúdo, ancorado na pesquisa bibliográfica e na entrevista semiestruturada com profissionais que fizeram parte das produções telejornalísticas analisadas. Os resultados obtidos a partir de então apontam para a existência de diversos dispositivos didáticos, como os de detalhamento, reforço no discurso de legitimidade, interpretação de falas de especialistas, entre outros, nas reportagens das séries analisadas. Como conclusão, tem-se, portanto, a comprovação das hipóteses inicialmente levantadas e amplamente discutidas com uso de recursos teóricos nos capítulos anteriores à análise.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaRaquelCoutoDeFariasCarneiro_Dissert.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons