Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marina de Paula-
dc.date.accessioned2024-12-16T15:52:46Z-
dc.date.available2024-12-16T15:52:46Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32878-
dc.description.abstractThe Sustainable Development Goals (SDGs) emerged within a context of complexification of the international agendas. In this sense, the formulation of the agenda had a strong participation of the UN member states, as well as the civil society. With regard to women's rights, the work of the Post-2015 Women's Coalition was highlighted, which acted directly in the construction of SDG 5, which discusses gender equality. The Brazilian State was one of the signatory states of Agenda 2030, committing to their goals and objectives. In this sense, the present study sought to analyze whether there was an effective diffusion of SDG 5 to the Brazilian institutional context, based on an institutionalist approach to the norm “life cycle”. This concept is based on three main stages of the diffusion process: the emergence of the norm, the cascade of the norm and, finally, the internalization of the norm. In addition, a Systematic Literature Review was conducted, as well as an exploratory-deductive research of Brazilian government, UN and civil society organizations databases to analyze SDG 5 indicators. This process has highlighted the institutional neglect and dismantling of the implementation and monitoring of the SDGs. Thus, the cycle of the norm in Brazil was restricted to a formal international commitment, that, in practice, did not produce and finalize an effective process of the SDG 5 targets, since gender inequality is still an alarming problem in the Brazilian context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2024-12-13T14:32:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPO13122024.pdf: 821090 bytes, checksum: f4631e6dbb6e4fa4c60eb5d115744999 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-16T15:52:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPO13122024.pdf: 821090 bytes, checksum: f4631e6dbb6e4fa4c60eb5d115744999 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T15:52:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPO13122024.pdf: 821090 bytes, checksum: f4631e6dbb6e4fa4c60eb5d115744999 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectODS 5pt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectDifusãopt_BR
dc.subjectInternalizaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleDifusão do ODS 5 no Brasil: uma análise a partir do "ciclo de vida" da normapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baccarini, Mariana Pimenta Oliveira-
dc.description.resumoOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram dentro de um contexto de complexificação das agendas internacionais. Nesse sentido, a formulação da agenda teve forte participação dos Estados membros da ONU, assim como da sociedade civil. No que diz respeito aos direitos das mulheres, destacou-se a atuação do Post-2015 Women 's Coalition, a qual agiu diretamente na construção do ODS 5 que trata da igualdade de gênero. O Estado Brasileiro foi um dos Estados signatários da Agenda 2030, comprometendo-se com seus objetivos e metas. Nesse sentido, o presente trabalho procurou analisar se houve uma efetiva difusão do ODS 5 para o desenho institucional brasileiro, a partir de uma abordagem institucionalista do “ciclo de vida” da norma. Tal conceito se baseia em três estágios principais do processo de difusão: a emergência da norma, a cascata da norma e, por fim, a internalização da norma. Além disso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, assim como uma pesquisa exploratória-dedutiva dos bancos de dados governamentais brasileiros, da ONU e de organizações da sociedade civil para analisar os indicadores do ODS 5. Este processo deixou em evidência a negligência e o desmonte institucional em relação à implementação e ao monitoramento dos ODS. Dessa forma, o ciclo da norma no Brasil se restringiu a um comprometimento internacional formal, que, na prática, não produziu e finalizou um processo efetivo das metas do ODS 5, uma vez que a desigualdade de gênero ainda é uma problemática alarmante no contexto brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPO13122024.pdf801,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons