Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSegundo Neto, Severino Camelo-
dc.date.accessioned2024-12-16T15:54:44Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-12-16T15:54:44Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32880-
dc.description.abstractThis research investigated the experiences of three guitar students in the undergraduate music course at the Federal University of Paraíba. The general objective of this study was to understand how guitar students at UFPB use YouTube for their musical development, based on the experiences of these students. The specific objectives were: to identify the literature on the subject; to characterize the platform and guitar content published on YouTube; to analyze how guitar students at UFPB use this content; and to reflect on the guitar learning processes through the platform. The methodology used was a qualitative approach, with data collection through the application of a questionnaire and semi-structured interviews. The results showed diverse experiences regarding how this platform contributes to the musical development of students, and the way in which students use YouTube in their studies. We verified the most sought-after content, how the relationship with YouTube changes throughout their education, and the main difficulties in using this media. The study showed how YouTube can be seen as a field for learning electric guitar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-12-16T15:54:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SCSN07112024.pdf: 2034715 bytes, checksum: 3a5762e5fa0807f5b79d7b34d5ed4ba8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T15:54:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SCSN07112024.pdf: 2034715 bytes, checksum: 3a5762e5fa0807f5b79d7b34d5ed4ba8 (MD5) Previous issue date: 2024-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectGuitarra elétrica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGuitarra - Aprendizagem - UFPBpt_BR
dc.subjectMúsica - YouTube - Desenvolvimento musicalpt_BR
dc.titleYoutube e aprendizagem da guitarra elétrica.pt_BR
dc.title.alternativeYoutube and learning the electric guitar.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Gutenberg de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852661894186031pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a vivência de três guitarristas estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade Federal da Paraíba. Este trabalho teve como objetivo geral compreender como alunos de guitarra da UFPB utilizam o YouTube para o seu desenvolvimento musical, a partir da experiência desses alunos. Os objetivos específicos foram: identificar a literatura sobre o tema; caracterizar a plataforma e conteúdos sobre guitarra publicados no YouTube; analisar como alunos de guitarra da UFPB se apropriam desses conteúdos; refletir sobre os processos de aprendizagem de guitarra através da plataforma. A metodologia foi de abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas. Como resultados, encontramos vivências diversas, em como essa plataforma agrega no desenvolvimento musical dos estudantes, na forma em que os estudantes utilizam o YouTube em seus estudos. Verificamos os conteúdos mais procurados, como a relação com o YouTube vai se modificando ao longo de sua formação e as principais dificuldades do uso dessa mídia. O estudo mostrou como o YouTube pode ser visto como um campo de aprendizagem de guitarra elétrica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCSN07112024.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons