Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Gustavo Tobias Brito de-
dc.date.accessioned2024-12-16T16:15:27Z-
dc.date.available2024-12-16T16:15:27Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32893-
dc.description.abstractThis research aimed to examine the cultural and educational barriers that impact the knowledge of students and professionals in the accounting and financial areas about XBRL in the State of Paraíba. The research, descriptive in nature and carried out through a survey, quantified the data obtained through an electronic questionnaire. The final sample consisted of 157 participants, including students and professionals, and revealed a significant lack of knowledge about XBRL. The majority of those interviewed were between 21 and 30 years old, lived in João Pessoa and had a degree in Accounting. The survey showed that few had heard of XBRL during their undergraduate studies, demonstrating the lack of approach to this topic in educational institutions. Work experience also had a limited impact on XBRL awareness. The research highlighted that the lack of training courses and awareness about the benefits of XBRL were the main cultural and educational barriers. Furthermore, resistance to the adoption of new technologies in Brazil and the lack of appreciation for financial transparency also emerged as challenges. The majority of participants expressed interest in participating in training and recognized the benefits of adopting XBRL, such as improving the quality of financial information and facilitating data analysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-13T16:54:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTBS13122024.pdf: 753884 bytes, checksum: 327dc318a62d2c40e3fa68667e614e6b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-16T16:15:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTBS13122024.pdf: 753884 bytes, checksum: 327dc318a62d2c40e3fa68667e614e6b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T16:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTBS13122024.pdf: 753884 bytes, checksum: 327dc318a62d2c40e3fa68667e614e6b (MD5) Previous issue date: 2023-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem XBRLpt_BR
dc.subjectLinguagem XMLpt_BR
dc.subjectProfissionais contábeispt_BR
dc.subjectEstudantes de contabilidadept_BR
dc.subjectAdoção XBRLpt_BR
dc.subjectInformações financeiraspt_BR
dc.titleUm estudo sobre as barreiras culturais e educacionais que impactam o nível de conhecimento dos estudantes e profissionais das áreas contábil/financeira acerca do XBRL, no estado da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.description.resumoEsta pesquisa se incubiu de examinar as barreiras culturais e educacionais que impactam o conhecimento de estudantes e profissionais das áreas contábil e financeira sobre o XBRL no Estado da Paraíba. A pesquisa, de caráter descritivo e realizada através de levantamento, quantificou os dados obtidos através de questionário eletrônico. A amostra final foi de 157 participantes, dentre estudantes e profissionais, e revelou uma carência significativa de conhecimento sobre o XBRL. A maioria dos entrevistados tinha idade entre 21 e 30 anos, residia em João Pessoa e possuía formação em Contabilidade. A pesquisa mostrou que poucos tinham ouvido falar do XBRL durante sua graduação, demonstrando a falta de abordagem desse tópico nas instituições de ensino. A experiência profissional também teve um impacto limitado na conscientização sobre o XBRL. A pesquisa destacou que a falta de cursos de capacitação e de conscientização sobre os benefícios do XBRL foram as principais barreiras culturais e educacionais. Além disso, a resistência à adoção de novas tecnologias no Brasil e a falta de valorização da transparência financeira também surgiram como desafios. A maioria dos participantes manifestou interesse em participar de capacitações e reconheceu os benefícios da adoção do XBRL, como melhorar a qualidade das informações financeiras e facilitar a análise de dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTBS13122024.pdf736,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons