Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dieudes Laenio de Sousa-
dc.date.accessioned2024-12-16T17:27:52Z-
dc.date.available2024-05-31-
dc.date.available2024-12-16T17:27:52Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32894-
dc.description.abstractThis work aimed to understand and analyze the implications of group guitar teaching in the learning process in a School Orchestra. The empirical field of the research was a Guitar Orchestra, with an extended view to group guitar classes, developed at the Federal Institute of Piau í , more specifically at Campus Corrente. Regarding the methodological approach, the qualitative research guided the pedagogical experiences and the operationalization of the research during the work with the Orchestra, emphasizing the subjective aspects rel ated to human behavior and social phenomena through the Case Study. The research data were collected through observations and carrying out a work plan, recorded in a field note. The foundation and/or theoretical framework of the research was presented from two perspectives, the first that enabled the understanding of the methodology that led to the realization of activities with the orchestra, based on authors that led to the understanding of the pedagogical bases that underpin the group teaching of guitar and, to understand the data and the musical development from the worked step s, I took as a basis the concept of cooperative learning conceived from the reflections of Johnson, Johnson and Holubec (1999).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-16T17:27:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DieudesLaenioDeSousaSilva_Dissert.pdf: 8232362 bytes, checksum: 42f29a95280d255846d10bde9518cedd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T17:27:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DieudesLaenioDeSousaSilva_Dissert.pdf: 8232362 bytes, checksum: 42f29a95280d255846d10bde9518cedd (MD5) Previous issue date: 2023-08-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica na escolapt_BR
dc.subjectEnsino coletivo de violãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectOrquestra de violõespt_BR
dc.subjectMusic teaching at schoolpt_BR
dc.subjectGroup guitar teachingpt_BR
dc.subjectCooperative learningpt_BR
dc.subjectGuitar Orchestrapt_BR
dc.titleOrquestra de violões de Corrente-PI : um estudo de caso sobre o ensino coletivo no ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carla Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002029685789732pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2501015871370990pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender e analisar as implicações do ensino coletivo de violão no processo de aprendizagem em uma Orquestra Escolar. O campo empírico da pesquisa é uma Orquestra de Violões, com o olhar estendido às aulas de violão coletivo desenvolvidas no Instituto Federal do Piauí, mais especificamente no Campus Corrente. Sobre a abordagem metodológica, a pesquisa qualitativa norteará as experiências pedagógicas e a operacionalização da pesquisa no decorrer do trabalho com a Orquestra, dando ênfase aos aspectos subjetivos relacionados ao comportamento humano e aos fenômenos sociais através do estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados através de observações e realização de um plano de trabalho registrados em nota de campo, registros em fotografias e entrevistas semiestruturadas. A fundamentação e/ou referencial teórico da pesquisa foi apresentado sob duas perspectivas: a primeira, que possibilitou a compreensão da metodologia que conduziu a realização das atividades com a Orquestra com base em autores que levam ao entendimento das bases pedagógicas que alicerçam o ensino coletivo de violão e, para compreender os dados e o desenvolvimento musical a partir das etapas trabalhadas, tomei como base o conceito de aprendizagem cooperativa, concebido a partir das reflexões de Johnson, Johnson e Holubec (1999).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DieudesLaenioDeSousaSilva_Dissert.pdf8,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons