Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gouveia, Francisco de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T17:33:17Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31 | - |
dc.date.available | 2024-12-16T17:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32895 | - |
dc.description.abstract | The aim of this research was to compare pedagogical practices applied to the training of actors in the construction of theatrical performances and the pedagogical practices, developed for the teaching of theater in the basic education system, analyzing their contributions to the training of the artist/teacher. The idea-concept of artist/teacher was the central theoretical category, articulated with Fischer's (2002) understanding of the Total Being, Ostrower's (2003) Conscious-Sensitive-Cultural Being, Icle's (2010) Shaman and Silva's (2010) Student/Actor. This is an autoethnographic study, in which the researcher analyzed his experiences as an actor and as a drama teacher, in the logbooks and other records that constituted the materiality of this research. Based on the content of the diaries and other records, the focus was to reflect on the pedagogical and artistic approaches identified in both the theater teaching experiences and the artistic training practices, in dialogue with the theoretical approaches and practices of the artist-teacher today. The objective is also to demystify these two exercises as isolated forms, since by being an artist/teacher, the researcher broadens their "ear" and "voice" in understanding the field of theater, which contributes to understanding their exercises and raises awareness of a full artist/teacher, creator, subject of their act and trainer of themselves. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-16T17:33:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoDeAssisGouveia_Dissert.pdf: 4274823 bytes, checksum: 2751c86dd7323495b65489aa06addd6f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-16T17:33:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoDeAssisGouveia_Dissert.pdf: 4274823 bytes, checksum: 2751c86dd7323495b65489aa06addd6f (MD5) Previous issue date: 2024-05-28 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Docência em teatro | pt_BR |
dc.subject | Artista/docente | pt_BR |
dc.subject | Experiência formativa em arte | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formative Experience in Art | pt_BR |
dc.subject | Actor's Art | pt_BR |
dc.subject | Teaching in Theater | pt_BR |
dc.subject | Artist/Teacher | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices | pt_BR |
dc.title | A formação do artista/docente: um estudo autoetnográfico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida Neto, Arthur Marques de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4534669424304486 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Victor Hugo Neves de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747191487082208 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2383171598386051 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo comparar práticas pedagógicas aplicadas ao treinamento de atores na construção de espetáculo teatral e as práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de teatro na rede básica de ensino, analisando suas contribuições para a formação do artista/docente. A ideia-conceito de artista/docente se constituiu na categoria teórica central, articulada à compreensão do Ser Total, de Fischer (2002), do Ser Consciente-Sensível-Cultural, de Ostrower (2003), Xamã, de Icle (2010), e Aluno/Ator de Silva (2010). Trata-se de uma pesquisa de cunho autoetnográfico, na qual o pesquisador analisou suas experiências como ator e como professor de teatro, nos diários de bordo e demais registros que se constituíram na materialidade de investigação desta pesquisa. A partir do conteúdo dos diários e demais registros, buscou-se refletir sobre as abordagens pedagógicas e artísticas identificadas tanto nas experiências de ensino de teatro, como nas práticas de formação artística, em diálogo com as abordagens teóricas e com as práticas do artista-docente na atualidade. Ainda, pretende-se desmitificar esses dois exercícios como formas isoladas, uma vez que ao ser artista/docente, o pesquisador amplia seu “ouvido” e “voz” no entendimento do campo do Teatro, o que contribui na compreensão de seus exercícios e suscita uma consciência de um artista/docente pleno, criador, sujeito do seu ato e formador de si. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscoDeAssisGouveia_Dissert.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons