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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32915
Tipo: Dissertação
Título: Verbo-visualidade à luz de Bakhtin : análise da história em quadrinhos em formato de cordel "Kika e a estrela encantada"
Autor(es): Taumaturgo, Andreina Silva
Primeiro Orientador: Alves, Edneia de Oliveira
Resumo: Esta dissertação tem como foco analisar a obra verbo-visual ―Kika e a estrela encantada‖, de Klícia de Araújo Campos, professora surda, nordestina e cordelista. A obra foi criada em formato de história em quadrinhos e narra a história de uma menina surda que vivencia barreiras de comunicação no âmbito familiar, na cidade de Teixeira, interior da Paraíba. O objetivo geral da análise foi inferir os sentidos presentes na produção artístico-cultural em formato de história em quadrinhos ―Kika e a estrela encantada‖. Para tal, destacamos a sequência dos objetivos específicos que foram: identificar a composição verbo-visual da produção artístico-cultural na obra, distinguindo a importância da leitura conjunta do verbo-visual, tendo em vista que não se pode ler tal informação de forma individualizada; verificar as categorias bakhtinianas presentes na obra e relacioná-las com as composições verbo-visuais da HQ; apresentar, através das categorias apontadas, os sentidos identificados na obra considerando a cultura e as vozes presentes na narrativa e correlacionar aspectos culturais com os sentidos produzidos na obra, pois os aspectos culturais desempenham papel fundamental na construção da narrativa e dos sentidos produzidos pela HQ. Para atingir esses objetivos, foi adotado um percurso metodológico qualitativo de análise documental. O corpus do estudo é composto por textos verbo-visuais que foram analisados página por página. A análise começou pela capa da obra, identificando categorias bakhtinianas como sentido, ideologia, autoria, cronotopo e polifonia, além da verbo-visualidade de Brait, presentes nas composições verbo-visuais, seguindo a mesma sistemática para as demais páginas da narrativa. Obtivemos nos resultados a identificação das categorias propostas e percebemos, por exemplo, a presença da cultura surda e nordestina brasileira na composição da obra, assim como constatamos a importância da língua e da apropriação cultural no processo ideológico e na construção de valores da comunidade surda.
Abstract: This dissertation focuses on analyzing the verbo-visual work ―Kika e a estrela encantada‖ by Klícia de Araújo Campos, a deaf, northeastern, and cordelista teacher. The work was created in the format of comic books and narrates the story of a deaf girl who experiences communication barriers within her family in the city of Teixeira, in the interior of Paraíba. The general objective of the analysis was to infer the meanings present in the artistic-cultural production in the format of the comic book ―Kika e a estrela encantada‖. To do so, we highlight the sequence of specific objectives, which were: to identify the verbo-visual composition of the artistic-cultural production in the work, distinguishing the importance of the joint reading of the verbo-visual, considering that such information cannot be read individually; to verify the Bakhtinian categories present in the work and relate them to the verbo-visual compositions of the comic book; to present, through the pointed categories, the meanings identified in the work considering the culture and voices present in the narrative and correlate cultural aspects with the meanings produced in the work, as cultural aspects play a fundamental role in the construction of the narrative and the meanings produced by the comic book. To achieve these objectives, a qualitative methodological route of documentary analysis was adopted, of a theoretical-bibliographic nature. The corpus of the study consists of verbo-visual texts that were analyzed page by page. The analysis began with the cover of the work, identifying Bakhtinian categories such as meaning, ideology, authorship, chronotope, and polyphony, in addition to Brait's verbo-visuality, present in the verbo-visual compositions, following the same systematic for the other pages of the narrative. We obtained the identification of the proposed categories in the results and perceived, for example, the presence of Brazilian deaf and northeastern culture in the composition of the work, as well as the importance of language and cultural appropriation in the ideological process and in the construction of values of the deaf community.
Palavras-chave: História em quadrinho - Verbo-visualidade
Dialogismo
Cultura - Surdez
HQ
Verbal-visuality
Dialogism
Deafness
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32915
Data do documento: 17-Jun-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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