Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Raphael Aragão de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-01-15T14:38:13Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2025-01-15T14:38:13Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33050-
dc.description.abstractThe present dissertation seeks to investigate the creative process of writing of the original Brazilian Netflix series Kissing Game (2020) from the analysis of documents of the process, as well as interviews with the screenwriters. In order to do so, the research is based on Genetic Criticism and Process Criticism to examine the creative process from the point of view of documents of process and collaborative work. The research is based on the 'screen idea' (Macdonald, 2004) to observe how the screenplay translates it, and analyzes Douglas (2011), Macdonald (2013), Maras (2009), and Mittel (2015) to study creation, structure, and authorship on the screenplay writing process. The investigation also considers the showrunner function in the process of development to, in the end interpret the process of writing the Bible and the screenplay of the first episode of the show "A gota (step outline)" / "A doença (shooting script)".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-01-15T14:38:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaphaelAragãoDeCarvalhoCavalcante_Dissert.pdf: 1209296 bytes, checksum: aa224d35381bd12c281bf6dcae595e7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T14:38:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaphaelAragãoDeCarvalhoCavalcante_Dissert.pdf: 1209296 bytes, checksum: aa224d35381bd12c281bf6dcae595e7a (MD5) Previous issue date: 2023-08-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRoteiristas - Processo criativopt_BR
dc.subjectRoteiro - Boca a boca (2020) - Série da Netflixpt_BR
dc.subjectScreen ideapt_BR
dc.subjectShowrunnerpt_BR
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectGenetic Criticismpt_BR
dc.subjectScreenplaypt_BR
dc.titleDe mão em mão: o processo criativo de escrita na sala de roteiristas da série original Netflix Boca a boca (2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045672400154731pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar o processo criativo de escrita, em sala de roteiristas, da série original Netflix Boca a boca (2020) a partir do acesso retroativo a documentos de processo e entrevistas com a equipe de roteiristas. Para isso, traçamos o caminho da Crítica Genética à Crítica de Processo, para examinar como os processos criativos são observados do ponto de vista de análise de documentos e de sua forma colaborativa. Para situar o roteiro partimos da ‘screen idea’ de Macdonald (2004) para observar suas manifestações e questões relativas à criação e estrutura em Douglas (2011), Macdonald (2013), Maras (2009) e Mittel (2015), além de questões de autoria. Ainda, observamos como a figura do showrunner atua no gerenciamento, para, enfim, observar como todo esse processo ocorre na construção da bíblia e do roteiro do primeiro episódio da série “A gota (escaleta) / A doença (shooting script)”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaphaelAragãoDeCarvalhoCavalcante_Dissert.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons