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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMadeiro, Amanda Virgínia de Lemos-
dc.date.accessioned2025-01-15T15:18:00Z-
dc.date.available2025-01-15T15:18:00Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33055-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectVulnerabilidade do consumidorpt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleQuem tem crédito, tem tudo?: Influência da propensão ao endividamento e da vulnerabilidade do consumidor no bem-estar emocional de jovens no consumo de cartões de créditopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de-
dc.description.resumoA expansão do setor de fintechs e bancos digitais no Brasil tem sido determinante para o crescimento do acesso ao crédito, principalmente pelo uso dos cartões de crédito. Este produto é obtido com certa facilidade e acaba atraindo muitos consumidores vulneráveis, incluindo os jovens, recém chegados no mercado e que, por pressões internas e externas, acabam buscando bem-estar emocional por meio do consumo. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a propensão ao endividamento, vulnerabilidade do consumidor e bem-estar emocional dos jovens entre 18 e 29 anos no contexto de consumo de cartões de crédito. Para tanto, foram lançadas cinco hipóteses. Para operacionalizar a pesquisa, foi elaborado um questionário com base em escalas já validadas, as quais foram adaptadas para o contexto do consumo de cartão de crédito, sendo obtidas 118 respostas válidas, nas quais foram realizadas as análises psicométricas, descritivas e de modelagem de equações estruturais. O resultado da pesquisa confirmou todas as hipóteses lançadas, demonstrando uma relação direta e positiva de influência entre a propensão ao endividamento e o bem-estar emocional bem como a influência da propensão ao endividamento sobre a vulnerabilidade (promoção do produto e marketing e pressões emocionais) e dessa sobre o bem-estar emocional dos jovens. A pesquisa mostrou ainda que jovens não se consideram endividados nem vulneráveis, o que ficou evidenciado pela relação positiva entre os construtos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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