Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33079
Tipo: TCC
Título: POESIA EM SALA DE AULA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, UMA EXPERIÊNCIA PARA O ALUNO
Autor(es): GALDINO, ÂNGELA MARIA BORGES RIBEIRO
Primeiro Orientador: Farias, Alyere da Silva
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido após uma percepção de que a poesia tem pouco espaço no ensino de literatura em sala de aula. A predileção pela prosa acompanha, inclusive, a elaboração dos livros didáticos, que não abrem muito espaço para que o professor possa trabalhar mais profundamente o gênero em questão. Tais evidências foram embasadas pelo que foi apresentado por Hélder Pinheiro (2002), que apresenta a forma desmotivadora com que os alunos recebem a poesia em sala de aula. Utilizamos, ainda, o que Annie Rouxel (2013) discorre sobre a temática, revelando que é fundamental que o professor compreenda inicialmente a si mesmo enquanto sujeito-leitor, para que, assim, possa ser um formador de leitores. Completamos esta análise com uma pesquisa realizada por Gabriela de Oliveira (2006) que revelou que a experiência do professor com a leitura pode reverberar em sua didática com seus alunos. Sendo assim, a partir dessa problemática, finalizamos este trabalho com uma proposta pedagógica que recomenda estratégias que podem contribuir para um enriquecimento no ensino da leitura de poesia. Para isso, utilizamos o que Eliana Oliveira (2018) desenvolveu acerca do método performático para apresentar uma proposta pedagógica conforme o que Rildo Cosson (2014) sugere como sequência básica.
Abstract: This work was developed after realizing that poetry has little space in the teaching of literature in the classroom. The predilection for prose even accompanies the development of textbooks, which do not provide much space for teachers to work more deeply with the genre in question. This evidence is based on what has been presented by Hélder Pinheiro (2002), who presents the demotivating way in which students receive poetry in the classroom. We also used Annie Rouxel's (2013) discourse on the subject, revealing that it is essential for teachers to initially understand themselves as readersubjects, so that they can be a trainer of readers. We complete this analysis with research carried out by Gabriela de Oliveira (2006), which revealed that the teacher's experience with reading can reverberate in their didactics with their students. So, based on this problem, we ended the work with a pedagogical proposal that recommends strategies that can contribute to enriching the teaching of poetry reading. To do this, we used what Eliana Oliveira (2018) developed about the performative method to present a pedagogical proposal in line with what Rildo Cosson (2014) suggests as a basic sequence.
Palavras-chave: poesia, leitura, proposta pedagógica, sujeito-leitor
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33079
Data do documento: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ângela Maria Borges Ribeiro Galdino_GALDINO, Ângela (2023) Poesia em sala de aula.pdf364,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.