Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33082Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | GOMES, CARINA TARGINO | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-17T12:05:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-17T12:05:21Z | - |
| dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33082 | - |
| dc.description.abstract | The stereotypes surrounding the Brazilian backlands are simplified and often distorted representations of this region. Amid the northeastern backlands, a landscape unfolds that transcends stereotypes and preconceived narratives. It is within this context that the present research is developed, focusing on the work Corpo Desfeito by the northeastern writer Jarid Arraes (2022). Considering decolonial studies as the theoretical foundation, this work aims to discuss the religious aspects established in the narrative, which define the development of the characters and their relationships. Recognizing the Church and the individuals' relationship with faith and religious authority, we delve into the various elements that compose the cultural imaginary of the Brazilian Northeast and their influence on the control of women's behavior, as well as on standards and bodies. Thus, we consider religiosity as a crucial element in the construction of spaces and subjectivities, particularly feminine ones. Regarding northeastern religiosity and the maintenance of power instruments over bodies, we rely on Pontes (2014), Souza (2004), and Klein (2021). For the theoretical foundation of decolonial studies, we draw on the works of Lugones (2020), Moreira (2016), Curiel (2020), and Zolin (2020). Finally, we will bring forth historical studies about women, proposed by Lerner (2019), Negreiros (2019), among others. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-17T12:05:21Z No. of bitstreams: 1 Carina Targino Gomes_GOMES, Carina Targino(2023) Santa Mãe, Santa Filha.pdf: 440393 bytes, checksum: a7e536372a4e42d4853c9bb8280cb161 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-17T12:05:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carina Targino Gomes_GOMES, Carina Targino(2023) Santa Mãe, Santa Filha.pdf: 440393 bytes, checksum: a7e536372a4e42d4853c9bb8280cb161 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gênero; Jarid Arraes; Religiosidade; Sertão | pt_BR |
| dc.title | SANTA MÃE, SANTA FILHA: A RELIGIOSIDADE COMO MANUTENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO EM “CORPO DESFEITO” DE JARID ARRAES | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gualberto, Ana Claudia Felix | - |
| dc.description.resumo | Os estereótipos em torno do sertão brasileiro são representações simplificadas e muitas vezes distorcidas dessa região, em meio ao sertão nordestino, desenha-se uma paisagem que transcende estereótipos e narrativas pré-concebidas. É acerca deste contexto que a presente pesquisa é desenvolvida, tendo como objeto de estudo a obra Corpo Desfeito, da escritora nordestina Jarid Arraes (2022). Ao considerar como fundamentação teórica os estudos decoloniais, este trabalho intenciona discutir os aspectos religiosos estabelecidos no enredo da obra, que definem o andamento da construção das personagens e das relações entre elas. Reconhecendo a Igreja e a relação dos indivíduos com a fé e com a autoridade religiosa, debruçamo-nos sobre os diversos elementos que compõem o imaginário cultural do nordeste brasileiro e suas influências sobre o controle do comportamento das mulheres, bem como sobre os padrões e os corpos. Dessa forma, levamos em conta a religiosidade como um elemento crucial na construção dos espaços e das subjetividades, principalmente as femininas. Em relação à religiosidade nordestina e a manutenção dos instrumentos de poder sobre os corpos, sustentamo-nos em Pontes (2014), Souza (2004) e Klein (2021). Quanto à fundamentação teórica dos estudos decoloniais, temos como aporte teórico os estudos de Lugones (2020), Moreira (2016), Curiel (2020) e Zolin (2020). Por fim, traremos à tona os estudos históricos a respeito das mulheres, propostos por Lerner (2019), Negreiros (2019), dentre outras. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Carina Targino Gomes_GOMES, Carina Targino(2023) Santa Mãe, Santa Filha.pdf | 430,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
