Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, MARCELLA MENDES CUSTÓDIO DE-
dc.date.accessioned2025-01-17T13:55:01Z-
dc.date.available2025-01-17T13:55:01Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33096-
dc.description.abstractA movement of repressed voices is born: the microphone is the sword, poetry is the shield and the voice is the dissatisfaction that opens the revolution of its autonomy – from Literature to life. This research is dedicated to reflecting on Poetry Slam as part of the practice of youth literary reading, with the justification of reaffirming that contemporary young people not only read, but also produce Literature. Therefore, in this work, of a bibliographic nature, the main objective is to support the importance of understanding and valuing youth culture during the Literature teaching process. To this end, the objectives, which are specified based on this, are developed into: presentation and reflection on Poetry Slam and training of young readers; emphasis on Marginal/Peripheral Literature as a tool of representation and encouragement for the construction of literary practice at school; importance of the poetic and performative literary construction of the Poetry Slam; and, finally, in the analysis of a methodological proposal that inserts Poetry Slam as a literary reading practice and the reception analysis of the application of Slam at school. To this end, we have, as a theoretical contribution, authors who engage in studies considered relevant to this topic, such as Cosson (2009), Zilberman (1989), Gregorin Filho (2011), Kraynak and Smith (2009), among others. As a consequence, therefore, we recognize the importance of understanding youth singularity to favor the practice of Literature with competent readers and we understand that Poetry Slam externalizes characteristic elements of the sociocultural identity of young people today and leads, from its composition, with relevance to interaction text/reader.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-17T13:55:01Z No. of bitstreams: 1 Marcella Mendes Custódio de Lima_LIMA, Marcella (2023) Um jovem protagonista.pdf: 446385 bytes, checksum: a4377026d883f326fa4f683bfd5067d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T13:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcella Mendes Custódio de Lima_LIMA, Marcella (2023) Um jovem protagonista.pdf: 446385 bytes, checksum: a4377026d883f326fa4f683bfd5067d4 (MD5) Previous issue date: 2023-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoetry Slam. Literatura Juvenil. Prática docente. Ensino de Literaturapt_BR
dc.titleUM JOVEM PROTAGONISTA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO POÉTICA, CULTURAL E EDUCACIONAL DO POETRY SLAM COMO PRÁTICA LITERÁRIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoNasce um movimento de vozes reprimidas: o microfone é a espada, a poesia é o escudo e a voz é a insatisfação que abre a revolução da sua autonomia – da Literatura à vida. Esta pesquisa dedica-se à reflexão do Poetry Slam como parte da prática de leitura literária juvenil, ante a justificativa de reafirmar que os jovens contemporâneos não só leem, como produzem Literatura. Desse modo, neste trabalho, de caráter bibliográfico, o objetivo principal é sustentar a importância da compreensão e da valorização da cultura jovem durante o processo de ensino de Literatura. Para tanto, os objetivos, que especificam-se a partir desse, desenvolvem-se em: apresentação e reflexão do Poetry Slam e formação do leitor jovem; ênfase da Literatura Marginal/Periférica como ferramenta de representatividade e de estímulo para a construção da prática literária na escola; importância da construção literária poética e performática do Poetry Slam; e, por fim, na análise de uma proposta metodológica que insere o Poetry Slam como prática de leitura literária e a análise recepcional da aplicação do Slam na escola. A tal efeito, dispomos, como aporte teórico, de autores que se empenham em estudos considerados relevantes para essa temática, como Cosson (2009), Zilberman (1989), Gregorin Filho (2011), Kraynak e Smith (2009), entre outros. Como consequência, portanto, reconhecemos a importância de entender a singularidade juvenil para favorecer a prática de Literatura com leitores competentes e compreendemos que o Poetry Slam exterioriza elementos característicos da identidade sociocultural dos jovens atualmente e conduz, a partir da sua composição, com pertinência a interação texto/leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcella Mendes Custódio de Lima_LIMA, Marcella (2023) Um jovem protagonista.pdf435,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.