Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33103Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FARIAS, TAINÁ SANTOS DE | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-17T14:10:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-17T14:10:42Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33103 | - |
| dc.description.abstract | Reading, especially in the context of literary works, plays a considerable role in the formation of individuals endowed with critical and reflective thinking, implying the ability to understand the world and sociocultural changes. In addition, literature provides pleasure and entertainment, as well as stimulates creativity and imagination. Therefore, this research presents a qualitative approach focused on the analysis of the reception of the short story “Agulhas e Bolinhas”, by Vitor Martins, based on a reading circle carried out with students in the Final Years of Elementary School at Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca in João Pessoa – Paraíba. Therefore, considering the importance of the reader in the act of reading, we chose to base this research on the premises of Jauss (1994), Zilberman (1989), Bordini and Aguiar (1988), Solé (1998) and others. The aim is to elucidate the processes by which readers create meaning during reading. In addition, this research aims to corroborate the use of this method in the school environment, since it offers a different approach to teaching literature. It is therefore hoped that the research will have a significant impact on the recognition of the reading experience. We believe that, with the final considerations of this study, the developments will providedde a greater understanding of the values, differences and similarities manifested by students through literary reception. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-17T14:10:42Z No. of bitstreams: 1 Tainá Santos de Farias_FARIAS (2023) Literatura juvenil na escola.pdf: 552107 bytes, checksum: 87ae8f792430d78a45b8e67d5dce3a2f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-17T14:10:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tainá Santos de Farias_FARIAS (2023) Literatura juvenil na escola.pdf: 552107 bytes, checksum: 87ae8f792430d78a45b8e67d5dce3a2f (MD5) Previous issue date: 2023-11-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Estética da Recepção. Formação de leitores. Literatura juvenil. Conto. Vitor Martins | pt_BR |
| dc.title | LITERATURA JUVENIL NA ESCOLA: UM ESTUDO DA RECEPÇÃO LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS A PARTIR DO CONTO “AGULHAS E BOLINHAS”, DE VITOR MARTINS | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | A leitura, sobretudo no contexto das obras literárias, desempenha um papel considerável na formação de indivíduos dotados de pensamento crítico e reflexivo, implicando na habilidade de compreensão de mundo e em mudanças socioculturais. Adicionalmente, a literatura proporciona o prazer e o entretenimento, além de estimular a criatividade e a imaginação. Portanto, a presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e concentrou-se na análise da recepção do conto “Agulhas e Bolinhas”, de Vitor Martins, a partir de uma roda de leitura realizada com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca em João Pessoa - Paraíba. Com isso, considerando a importância do leitor no ato da leitura, optamos por fundamentar esta pesquisa com base nas premissas de Jauss (1994), Zilberman (1989), Bordini e Aguiar (1988), Solé (1998) e outros. O objetivo é elucidar os processos pelos quais os leitores criam significados durante a leitura. Além disso, esta pesquisa almeja corroborar com o uso desse método no ambiente escolar, visto que oferece uma abordagem diferente do ensino de literatura. Logo, espera-se que a investigação tenha um impacto significativo no reconhecimento da experiência leitora. Acreditamos que, com as considerações finais deste estudo, os desdobramentos proporcionaram uma maior compreensão dos valores, diferenças e semelhanças manifestadas pelos alunos por meio da recepção literária. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tainá Santos de Farias_FARIAS (2023) Literatura juvenil na escola.pdf | 539,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
