Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33105| Tipo: | TCC |
| Título: | NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| Autor(es): | FIGUEIRÊDO, VITÓRIA DA SILVA |
| Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
| Resumo: | A construção das habilidades cognitivas vistas à luz da neurociência fomenta ponderações pertinentes acerca da intervenção dos fatores extrínsecos e intrínsecos relativos ao ser no que concerne a esse processo, neste caso, em particular, evidenciando o processamento da leitura e da escrita. Em vista disso, ao considerarmos que os métodos pedagógicos neste contexto devem ser reexaminados, atentando aos fatores emocionais, cognitivos, sociais e fisiológicos de maneira equiparada, na presente pesquisa propomos focalizar as contribuições das teorias neurocientíficas para o ensino da leitura e da escrita. Além disso, almejamos apresentar conceitos biológicos atrelados à aprendizagem fornecidos pela neurociência; identificar condições que comprometem a aquisição da competência leitora e escrita e indicar sugestões de intervenção com base nesta perspectiva. Desse modo, além de definirmos como metodologia uma estratégia qualitativa e de caráter bibliográfico, como aportes teóricos utilizamos de autores do campo da neurociência e da sua aplicação à linguagem, tais como: Relvas (2009, 2011, 2012, 2020), Guerra (2010, 2011), Dehaene (2012), dentre outros. Sendo assim, as conclusões indicam que é necessário reavaliarmos periodicamente a nossa conduta pedagógica. Ademais, é fundamental nos empenharmos em oferecer condições de aprendizagem com a máxima qualidade possível e que colaborem para a formação do cidadão biopsicossocial. |
| Abstract: | The construction of cognitive skills seen in the light of neuroscience fosters pertinent considerations about the intervention of extrinsic and intrinsic factors relating to the being with regard to this process, in this case in particular, highlighting the processing of reading and writing. In view of this, as we believe that teaching methods in this context should be reexamined, paying equal attention to emotional, cognitive, social and physiological factors, in this research we propose to focus on the contributions of neuroscientific theories to the teaching of reading and writing. In addition, we aim to present biological concepts linked to learning provided by neuroscience; identify conditions that compromise the acquisition of reading and writing competence and indicate suggestions for intervention based on this perspective. Thus, in addition to defining a qualitative and bibliographic strategy as a methodology, we used authors from the field of neuroscience and its application to language as theoretical contributions, such as: Relvas (2009, 2011, 2012, 2020), Guerra (2010, 2011), Dehaene (2012), among others. Therefore, the conclusions indicate that it is necessary to periodically re-evaluate our pedagogical conduct. Furthermore, it is essential that we strive to offer learning conditions of the highest possible quality and that contribute to the formation of the biopsychosocial citizen. |
| Palavras-chave: | Neurociência, Leitura, Escrita, Aprendizagem. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33105 |
| Data do documento: | 27-Out-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Vitória da Silva Figueirêdo_FIGUEIRÊDO, Vitória da Silva (2023) Neurociência e educação.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
