Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDONÇA, CAROLINA HELENA ALMEIDA DE-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:25:26Z-
dc.date.available2026-04-23-
dc.date.available2025-01-21T10:25:26Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33129-
dc.description.abstractThe work analyzes the profile of young Brazilian readers based on the National Textbook Program (PNLD) — Literary Works of 2021 and the TikTok platform, especially in the context of “booktok”. The research investigates popular literary trends among young people, highlighting the interaction between youth culture, digital culture and literary culture. The study proposes a reflection on the importance of literature in basic education and highlights the need for an educational approach adapted to digital times to engage the new generation of readers. Based on the reflections of Cosson (2006; 2014), Hall (2006) and Candido (2004; 2011), the analysis aimed to understand whether there are encounters between the PNLD — Literary Works and the “booknetworks”, exploring the relationship between reading, identity, representation and cultural belonging in the formation of young readers. Twelve books most mentioned and commented on by users of the social network TikTok were identified, three of which were by national authors and nine by foreign literature. From the two profiles outlined, a discussion of similarities and disparities between them was established.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:25:26Z No. of bitstreams: 1 Carolina Helena Almeida de Mendonça_MENDONÇA (2024).pdf: 332007 bytes, checksum: 2678246af4378820bf19796648ec6a51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Helena Almeida de Mendonça_MENDONÇA (2024).pdf: 332007 bytes, checksum: 2678246af4378820bf19796648ec6a51 (MD5) Previous issue date: 2024-04-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectBookredes, booktok, PNLD obras literárias, Leitores, Ensino Médiopt_BR
dc.titleROSTOS DESFOCADOS: UMA ANÁLISE DO PERFIL LEITOR JOVEM BRASILEIRO A PARTIR DO PNLD E DO BOOKTOKpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Alyere Silva-
dc.description.resumoO trabalho analisa o perfil do leitor jovem brasileiro a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) — Obras Literárias de 2021 e da plataforma TikTok, especialmente no contexto do “booktok”. A pesquisa investiga as tendências literárias populares entre os jovens, destacando a interação entre a cultura juvenil, a cultura digital e a cultura literária. O estudo propõe uma reflexão sobre a importância da literatura na educação básica e destaca a necessidade de uma abordagem educativa adaptada aos tempos digitais para engajar a nova geração de leitores. Partindo das reflexões de Cosson (2006; 2014), Hall (2006) e Candido (2004; 2011), a análise visou compreender se há encontros entre o PNLD — Obras Literárias e as “bookredes”, explorando a relação entre leitura, identidade, representatividade e pertencimento cultural na formação do leitor juvenil. Foram identificados doze livros mais mencionados e comentados pelos usuários da rede social TikTok, sendo três de autoria nacional e nove de literatura estrangeira. A partir dos dois perfis traçados foi estabelecida uma discussão de aproximações e disparidades entre ambos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Helena Almeida de Mendonça_MENDONÇA (2024).pdf324,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.