Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, GISELLE MAYRA FEITOZA AGUIAR DE-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:33:56Z-
dc.date.available2025-01-21T10:33:56Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33133-
dc.description.abstractLoaded with identity and culture, languages are living organisms that undergo constant transformation as they continue to be transmitted. When we think about Semantics as a tool for teaching Portuguese as an Additional Language (PAL), we encounter two large and extremely relevant areas of knowledge. Thus, this research aimed to contribute to the study of PAL teaching from the perspective of Semantics, which impacts teaching methodology and evaluation. To do this, we investigated whether Celpe-Bras, an exam for obtaining the Certificate of Proficiency in Portuguese as a Foreign Language, encourages Portuguese language learners to use the lexical-cultural knowledge of the language to solve the exam questions, going beyond the boundaries of the sentence and bearing in mind the communicational context. Considering that phenomena such as ambiguity, polysemy, synonymy, etc., are present in the language and that the texts constituting the exam are taken from real contexts that evoke communicative situations of language use, it is inferred, therefore, that the sense effects resulting from the use of these semantic phenomena act in the reading/interpretation and even in the text production in the exam. For this research, we used the editions of Celpe-Bras from 2019 to 2023, as we believe that this selection provides a clear projection for the upcoming years and is also the most recent selection. From these editions, we analyzed tasks 1 and 2 of the exam because they contain video and audio inputs that allow greater proximity of the enunciator with the interlocutor. For each input, we selected speech excerpts loaded with semantic effects that require the candidate's broad understanding so that they can respond satisfactorily to the task command. Drawing on the works of scholars such as Schlatter (2014), Scaramucci (2003), Ferreira (2022), Cançado (2008), and Ilari (2011), we concluded that while Celpe-Bras employs Semantics as a means to evaluate learners' proficiency, it is not imperative for candidates to identify the specific semantic effect utilized, as long as they mobilize, in the construction of their response, the explicit and implicit information present in the input. In summary, the pedagogical integration of such knowledge may enhance candidates' performance during the examination process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:33:56Z No. of bitstreams: 1 Giselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza_SOUZA, Giselle (2024) ANALISE SEMANTICA.pdf: 2641979 bytes, checksum: 42615b2001bdf240c8f60f29448f52ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza_SOUZA, Giselle (2024) ANALISE SEMANTICA.pdf: 2641979 bytes, checksum: 42615b2001bdf240c8f60f29448f52ea (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSemântica. Português Língua Adicional. Celpe-Bras. Ensinopt_BR
dc.titleANÁLISE SEMÂNTICA E PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: o fenômeno da ambiguidade nas provas do Celpe-Braspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoCarregadas de identidade e cultura, as línguas são organismos vivos que sofrem constante transformação à medida em que permanecem sendo transmitidas. Ao pensarmos na Semântica como ferramenta para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA), deparamo-nos com duas grandes áreas do conhecimento, diversas e extremamente relevantes. Dessa forma, esta pesquisa pretendeu contribuir para o estudo do ensino de PLA pela perspectiva da Semântica, que impacta na metodologia de ensino e na avaliação. Para isso, investigamos se o Celpe-Bras, exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, instiga o aprendiz de língua portuguesa a fazer uso do conhecimento léxico-cultural da língua para solucionar as questões do exame, extrapolando os limites da frase e tendo em mente o contexto comunicacional. Tendo em vista que fenômenos como ambiguidade, polissemia, sinonímia etc. estão presentes na língua e que os textos constituintes do exame são retirados de contextos reais que evocam situações comunicativas de uso da língua, infere-se, portanto, que os efeitos de sentido decorrentes do uso desses fenômenos semânticos atuam na leitura/interpretação e até na produção de texto no exame. Para realização desta pesquisa, utilizamos as edições do Celpe-Bras de 2019 até 2023, pois acreditamos que esse recorte fornece uma projeção clara acerca dos próximos anos e é, também, o recorte mais recente. Dessas edições, analisamos as tarefas 1 e 2 do exame por possuírem insumos de vídeo e de áudio que permitem maior aproximação do enunciador com o interlocutor, assumindo aqui a hipótese de que tais insumos são textos que evocam de modo mais explícito as situações reais de uso da língua. Para cada insumo, selecionamos trechos de fala carregados de fenômenos semânticos que exigem a compreensão ampla do candidato, para que, assim, ele possa responder de forma satisfatória ao comando da tarefa. Daremos enfoque à ambiguidade, principalmente, porque, como se verá no capítulo de Análise do Corpus, encontramos sua prevalência no construto dos enunciados das tarefas analisadas. À luz de estudiosos como Schlatter (2014), Scaramucci (2003), Ferreira (2022), Cançado (2008) e Ilari (2011), concluímos que o Celpe-Bras utiliza a Semântica como instrumento de averiguação da proficiência do aprendiz, entretanto, não é crucial que o candidato saiba classificar que fenômeno semântico está empregado, desde que mobilize, na construção de sua resposta, as informações explícitas e implícitas presentes no insumo. Em síntese, a didatização de tais conhecimentos pode favorecer ao candidato no processo de realização do exame.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza_SOUZA, Giselle (2024) ANALISE SEMANTICA.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.