Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, MARIA ESTER PEREIRA-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:51:38Z-
dc.date.available2025-01-21T10:51:38Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33139-
dc.description.abstractYouth Literature is a genre that has been gaining prominence with literary productions that present structural ruptures and thematic innovations characteristic of contemporary times. However, the focus of research regarding this production falls on youth narratives, while poetry does not receive its due emphasis. In view of this, the present work aimed to analyze the work of youth poetry Cotidiano, passions & others flashes: Haiquases (2019), written by Luís Dill and illustrated by Silvana de Menezes, in order to highlight the importance between the verbal text and the visual text for constructing meaning during the reading. We seek to provide a brief contextualization of Brazilian youth poetry, discuss the characteristics of contemporary literary productions and describe the main constituent elements of a graphic project. Regarding methodology, this monograph has a basic nature, in which descriptive research is highlighted. As a theoretical basis, we used the studies of D’Onofrio (1995), Aguiar and Ceccantini (2012), Sampaio (2014), Oliveira (2012), Linden (2011), Camargo (1998), among others. Among the final considerations, we note that the work analyzed in this research presents innovative features in its composition, evident in the graphic layout, themes and the relationship between text and image, elements that favor the multiplication of meanings of the poetic text.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:51:38Z No. of bitstreams: 1 Maria Ester Pereira Soares_SOARES, Maria (2024) A verbo-visualidade na poesia juvenil brasileira.pdf: 4456570 bytes, checksum: 92bf78e50360db4f025ea5a817ad92f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Ester Pereira Soares_SOARES, Maria (2024) A verbo-visualidade na poesia juvenil brasileira.pdf: 4456570 bytes, checksum: 92bf78e50360db4f025ea5a817ad92f4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoesia juvenil. Texto verbal. Ilustrações. Luís Dill. Silvana de Menezes.pt_BR
dc.titleA VERBO-VISUALIDADE NA POESIA JUVENIL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA OBRA COTIDIANO, PAIXÕES & OUTROS FLASHES: HAIQUASESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoA Literatura Juvenil é um gênero que vem ganhando destaque com produções literárias que apresentam rupturas estruturais e inovações temáticas características da contemporaneidade. Todavia, o foco das pesquisas a respeito dessa produção recai sobre as narrativas juvenis, enquanto a poesia não tem o seu devido destaque. Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar a obra de poesia juvenil Cotidiano, paixões & outros flashes: Haiquases (2019), escrita por Luís Dill e ilustrada por Silvana de Menezes, a fim de destacar a importância entre o texto verbal e o texto visual para a construção de sentidos durante a leitura. Buscamos realizar uma breve contextualização sobre a poesia juvenil brasileira, discutir as características das produções literárias contemporâneas e descrever os principais elementos constitutivos de um projeto gráfico. Quanto à metodologia, esta monografia possui uma natureza básica, em que a pesquisa descritiva é destacada. Como embasamento teórico utilizamos os estudos de D’Onofrio (1995), Aguiar e Ceccantini (2012), Sampaio (2014), Oliveira (2012), Linden (2011), Camargo (1998), entre outros. Dentre as considerações finais constatamos que a obra analisada nesta pesquisa apresenta traços inovadores em sua composição, evidente na disposição gráfica, nas temáticas e na relação entre texto e imagem, elementos que favorecem a multiplicação de sentidos do texto poético.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Ester Pereira Soares_SOARES, Maria (2024) A verbo-visualidade na poesia juvenil brasileira.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.