Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAIS, MARIA ISABEL ALVES DE-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:53:48Z-
dc.date.available2025-01-21T10:53:48Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33140-
dc.description.abstractThis research, designed based on an inquiry into the existence of a scarce scenario in the scope of Teaching Materials (TM) aimed at the study of Portuguese as an Additional Language (PAL) (Mendes, 2012), took a detailed look at the different realities existing in the area. From this perspective, self-taught students (Litwin, 2001) became the object of interest in this research to discuss the feasibility of developing TM. Therefore, this study has the general objective of reflecting the possibilities for developing and adapting TM (Leffa, 2007; Santos, 2020) for the PAL area focused on the target audience of self-taught students. Therefore, specifically, we aim to develop an TM exemplified from the construction of a model teaching unit, built based on bibliographical reviews and data collection carried out through a form with PAL students. From this, we understand that in self-taught learning the student is their own teacher, indicating paths and strategies to reach the goal of learning a new language. The qualitative nature of this research is justified by the need to objectively and subjectively analyze the data collected, as for the development of the didactic unit, it was necessary to take a detailed look at the individuality present in the PAL scenario (Santos, 2020). After the literature review, construction and application of the didactic unit, we concluded that the movement towards building TM in the PLA scenario covers specific needs of the area, including the process of adaptation and construction of TM. Therefore, building TM for self-taught students is one of the ways to identify content and applications that can be prioritized for this audiencept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:53:48Z No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Alves de Morais_MORAIS, Maria (2024) ENSINANDO PARA O ESPELHO.pdf: 10316917 bytes, checksum: e41eee7858661e5ecc7b3a33c5ff4ddc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:53:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Isabel Alves de Morais_MORAIS, Maria (2024) ENSINANDO PARA O ESPELHO.pdf: 10316917 bytes, checksum: e41eee7858661e5ecc7b3a33c5ff4ddc (MD5) Previous issue date: 2024-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPortuguês como Língua Adicional; Material didático; Unidade didática; Estudantes Autodidatas; Criação e Adaptaçãopt_BR
dc.titleENSINANDO PARA O ESPELHO: uma proposta de material didático voltado para estudantes autodidatas de Português como Língua Adicionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aragon, Carolina Coelho-
dc.description.resumoEsta pesquisa, pensada a partir de uma indagação acerca da existência de um cenário escasso no âmbito de Materiais Didáticos (MD) voltados para o estudo de Português como Língua Adicional (PLA) (Mendes, 2012), lançou um olhar minucioso sobre as diferentes realidades existentes na área. Sob essa ótica, os estudantes autodidatas (Litwin, 2001) tornaram-se objeto de interesse desta pesquisa para discutir as viabilidades de desenvolvimento de MDs. Desse modo, este estudo tem como objetivo geral refletir as possibilidades de desenvolvimento e adaptação de MDs (Leffa, 2007; Santos, 2020) para a área de PLA focados no público-alvo de estudantes autodidatas. Sendo assim, de modo específico, objetivamos desenvolver um MD exemplificado a partir da construção de uma unidade didática modelo, construída com base em revisões bibliográficas e em coleta de dados feita através de formulário com estudantes de PLA. A partir disso, entendemos que na aprendizagem autodidata o estudante é seu próprio professor, indicando caminhos e estratégias para chegar ao objetivo de aprender uma nova língua. A natureza qualitativa desta pesquisa justifica-se pela necessidade de analisar objetiva e subjetivamente os dados coletados, pois para o desenvolvimento da unidade didática, fez-se necessário lançar o olhar de forma minuciosa para a individualidade presente no cenário de PLA (Santos, 2020). Após a revisão bibliográfica, a construção e a aplicação da unidade didática, concluímos que o movimento de construção de MD no cenário de PLA abarca necessidades específicas da área, incluindo o processo de adaptação e de construção de MD. Desse modo, construir MD para estudantes autodidatas é um dos caminhos para identificar conteúdos e aplicações que podem ser priorizadas para esse públicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Isabel Alves de Morais_MORAIS, Maria (2024) ENSINANDO PARA O ESPELHO.pdf10,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.