Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33141| Tipo: | TCC |
| Título: | CANTO DE UM GRITO: A POESIA DE AUTORIA NEGRA-FEMININA DO SLAM |
| Autor(es): | CARVALHO, MARIA RITA CARNEIRO DINIZ DE |
| Primeiro Orientador: | Silva, Franciane Conceição da |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como intuito analisar de que maneira os slams se tornaram um meio propagador das vozes de sujeitos historicamente silenciados e até que ponto a produção literária de autoria negra-feminina performada nas batalhas de poesia transgride os moldes impostos pela literatura canônica, de modo a contribuir para o recordar de uma memória sistematicamente apagada e, por fim, auxiliar na (re)construção das identidades negras. Para isso, propomos uma leitura dos poemas “Ressurreição”, de Dall Farra, “quando o dia não amanheceu”, de Ryane Leão, “Para Conceição”, de Cristal Rocha e “Mulher de Palavra, de Luz Ribeiro, que constituem parte da antologia Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada por Mel Duarte. Como aporte teórico, apoiamo-nos, principalmente, nos escritos de Lélia Gonzalez (2020) e Grada Kilomba (2019) sobre as questões de raça e gênero que perpassam o corpo social, bem como nas reflexões propostas por Leda Maria Martins (2003), Florentina Souza (2007) e Dalva de Souza Lobo (2015) em relação às discussões sobre performance e, por fim, nos estudos de Miriam Alves (2010), Conceição Evaristo (2005) e Cristian Sales (2021) a respeito da escrita literária de autoria negra-brasileira. |
| Abstract: | Este estudio pretende analizar cómo los slams se han convertido en un medio de propagación de las voces de sujetos históricamente silenciados y hasta qué punto la producción literaria de autoras negras realizada en batallas poéticas transgrede los moldes impuestos por la literatura canónica, para contribuir a la recuperación de una memoria sistemáticamente suprimida y, en última instancia, ayudar a la (re)construcción de las identidades negras. Para ello, proponemos una lectura de los poemas "Ressurreição", de Dall Farra, "quando o dia não amanheceu", de Ryane Leão, "Para Conceição", de Cristal Rocha y "Mulher de Palavra", de Luz Ribeiro, que forman parte de la antología Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada por Mel Duarte. Como contribución teórica, nos basamos principalmente en los escritos de Lélia Gonzalez (2020) y Grada Kilomba (2019) sobre las cuestiones de raza y género que permean el cuerpo social, así como en las reflexiones propuestas por Leda Maria Martins (2003), Florentina Souza (2007) y Dalva de Souza Lobo (2015) en relación con los debates sobre la performance y, por último, en los estudios de Miriam Alves (2010), Conceição Evaristo (2005) y Cristian Sales (2021) sobre la escritura literaria de autores negros-brasileños. |
| Palavras-chave: | Poesia negra-brasileira; Autoria Feminina; Slam; Performance; Autorrepresentação. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33141 |
| Data do documento: | 26-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria Rita Carneiro Diniz de Carvalho_CARVALHO, Maria (2024) Canto de um grito a poesia de autoria negra-feminina.pdf | 385,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
