Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33141
Tipo: TCC
Título: CANTO DE UM GRITO: A POESIA DE AUTORIA NEGRA-FEMININA DO SLAM
Autor(es): CARVALHO, MARIA RITA CARNEIRO DINIZ DE
Primeiro Orientador: Silva, Franciane Conceição da
Resumo: A presente pesquisa tem como intuito analisar de que maneira os slams se tornaram um meio propagador das vozes de sujeitos historicamente silenciados e até que ponto a produção literária de autoria negra-feminina performada nas batalhas de poesia transgride os moldes impostos pela literatura canônica, de modo a contribuir para o recordar de uma memória sistematicamente apagada e, por fim, auxiliar na (re)construção das identidades negras. Para isso, propomos uma leitura dos poemas “Ressurreição”, de Dall Farra, “quando o dia não amanheceu”, de Ryane Leão, “Para Conceição”, de Cristal Rocha e “Mulher de Palavra, de Luz Ribeiro, que constituem parte da antologia Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada por Mel Duarte. Como aporte teórico, apoiamo-nos, principalmente, nos escritos de Lélia Gonzalez (2020) e Grada Kilomba (2019) sobre as questões de raça e gênero que perpassam o corpo social, bem como nas reflexões propostas por Leda Maria Martins (2003), Florentina Souza (2007) e Dalva de Souza Lobo (2015) em relação às discussões sobre performance e, por fim, nos estudos de Miriam Alves (2010), Conceição Evaristo (2005) e Cristian Sales (2021) a respeito da escrita literária de autoria negra-brasileira.
Abstract: Este estudio pretende analizar cómo los slams se han convertido en un medio de propagación de las voces de sujetos históricamente silenciados y hasta qué punto la producción literaria de autoras negras realizada en batallas poéticas transgrede los moldes impuestos por la literatura canónica, para contribuir a la recuperación de una memoria sistemáticamente suprimida y, en última instancia, ayudar a la (re)construcción de las identidades negras. Para ello, proponemos una lectura de los poemas "Ressurreição", de Dall Farra, "quando o dia não amanheceu", de Ryane Leão, "Para Conceição", de Cristal Rocha y "Mulher de Palavra", de Luz Ribeiro, que forman parte de la antología Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada por Mel Duarte. Como contribución teórica, nos basamos principalmente en los escritos de Lélia Gonzalez (2020) y Grada Kilomba (2019) sobre las cuestiones de raza y género que permean el cuerpo social, así como en las reflexiones propuestas por Leda Maria Martins (2003), Florentina Souza (2007) y Dalva de Souza Lobo (2015) en relación con los debates sobre la performance y, por último, en los estudios de Miriam Alves (2010), Conceição Evaristo (2005) y Cristian Sales (2021) sobre la escritura literaria de autores negros-brasileños.
Palavras-chave: Poesia negra-brasileira; Autoria Feminina; Slam; Performance; Autorrepresentação.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33141
Data do documento: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Rita Carneiro Diniz de Carvalho_CARVALHO, Maria (2024) Canto de um grito a poesia de autoria negra-feminina.pdf385,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.