Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, REBECA LIMONGI DE MORAIS-
dc.date.accessioned2025-01-21T11:14:55Z-
dc.date.available2025-01-21T11:14:55Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33148-
dc.description.abstractThis research investigated the influences of Booktwitter, a community of readers who create content on Twitter/X, on the reading practices of its users and the strategies for sharing literary experiences that permeate the community. The study, based on a qualitative approach, highlighted the profile of new contemporary young readers and the characterization of reader communities, focusing on the particularities of Booktwitter culture. Through the analysis of user practices, it was identified that the platform facilitates the exchange of reading experiences, interactions/dialogues between readers and the popularization of books, as well as promoting the development of reader-authors. The research also analyzed fifty tweets-reports, which reveal how the community influences young people's reading choices, as well as investigating the impact of two popular books on the community to prove the different ways in which bookstans construct meanings in this virtual space. This study was based on the theoretical contributions of Chartier (1998; 1999), Lajolo and Zilberman (2019), Santaella (2002), Gomes (2023) and Santos (2022), among others. It was concluded that Booktwitter is a community of great relevance for the training of contemporary readers, as it promotes a space where one can go beyond the possibility of sharing experiences, intervening in texts and reinventing them through the instruments provided by digital tools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T11:14:55Z No. of bitstreams: 1 Rebeca Limongi de Morais Pereira_LIMONGI, Rebeca (2024) Influências do Booktwitter.pdf: 6225019 bytes, checksum: b35045d44967ba7634d82c5058bca82a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T11:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebeca Limongi de Morais Pereira_LIMONGI, Rebeca (2024) Influências do Booktwitter.pdf: 6225019 bytes, checksum: b35045d44967ba7634d82c5058bca82a (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBooktwitter. Bookstans. Compartilhamento. Popularização. Estratégias. Práticas. Leitores. Leitura.pt_BR
dc.titleINFLUÊNCIAS DO BOOKTWITTER: O COMPARTILHAMENTO DE LEITURAS E A POPULARIZAÇÃO DE LIVROSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou as influências do Booktwitter, comunidade de leitores criadores de conteúdo no Twitter/X, nas práticas de leitura de seus usuários e as estratégias de compartilhamento de experiências literárias que permeiam a comunidade. O estudo, partindo de uma abordagem qualitativa, destacou o perfil dos novos leitores jovens da contemporaneidade e a caracterização das comunidades de leitores, com foco nas particularidades da cultura do Booktwitter. Através da análise das práticas dos usuários, identificou-se que a plataforma facilita a troca de experiências de leitura, as interações/diálogos entre leitores e a popularização de livros, bem como promove o desenvolvimento de leitores-autores. A pesquisa também analisou cinquenta tweets-relatos, coletados em 2024, que revelam como a comunidade influencia as escolhas de leitura dos jovens, assim como investigou o impacto de dois livros populares na comunidade para que se comprovassem os diversos modos de construção de significados pelos bookstans neste espaço virtual. Este estudo baseou-se nas contribuições teóricas de Chartier (1998; 1999), Lajolo e Zilberman (2019), Santaella (2002), Gomes (2023) e Santos (2022), dentre outros. Concluiu-se que o Booktwitter é uma comunidade de grande relevância para a formação de leitores contemporâneos, pois promove um espaço onde pode-se ir além da possibilidade de compartilhar experiências, intervindo nos textos e reinventando-os por meio dos instrumentos proporcionados pelas ferramentas digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca Limongi de Morais Pereira_LIMONGI, Rebeca (2024) Influências do Booktwitter.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.