Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CORDEIRO, REBECKA DINIZ | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T11:16:58Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T11:16:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33149 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T11:16:58Z No. of bitstreams: 1 Rebecka Diniz Cordeiro_CORDEIRO, Rebecka (2024) PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES.pdf: 2672919 bytes, checksum: 8a487d6263d25198f77432b6a1df8e0f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-21T11:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebecka Diniz Cordeiro_CORDEIRO, Rebecka (2024) PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES.pdf: 2672919 bytes, checksum: 8a487d6263d25198f77432b6a1df8e0f (MD5) Previous issue date: 2024-04-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Português como Língua Adicional (PLA). Formação docente. Material Didático para Professores de PLA. | pt_BR |
dc.title | PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: reflexões sobre ensino e formação docente | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aragon, Carolina Coelho | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta um material didático destinado a professores de Português como Língua Adicional (PLA), o qual foi elaborado por um grupo de graduandos em Letras como parte do projeto “Produção de Multimeios: colaborando com o PLEI no acolhimento e formação dos estudantes estrangeiros” no período de 2021-2022. Esse projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PROBEX) e está vinculado ao Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neste Trabalho de Conclusão de Curso objetivamos descrever o conteúdo do Material Didático supracitado: uma descrição analítica do processo de elaboração do material. Os objetivos específicos incluem: a) discussões sobre o ensino de PLA no Brasil; b) produção de materiais para professores dessa área, envolvendo a integração de novas tecnologias; e c) formação docente na área de PLA. Dessa forma, essa pesquisa justifica-se pela necessidade de colaborar com o ensino de PLA por meio da elaboração do livro intitulado “Produção de material didático para professores de português como língua adicional: reflexões sobre ensino e formação docente”, o qual proporciona uma gama de recursos e possibilidades de utilização. A metodologia adotada é de viés qualitativo, envolvendo, dentre outras etapas, pesquisas com os professores em formação do PLEI para definição do conteúdo do material produzido. As discussões e análises são embasadas em autores da área de ensino de PLA, como: Almeida Filho (2005; 2012); Leffa (2012); Bulla e Kuhn (2020); Franco (2020); Bessa e Weiss (2021); Carilo e Perna (2021); Aragon et al. (2023). Como resultado, tem-se um material prático e de fácil acesso aos professores do PLEI, suprindo as demandas que apareceram no início desta pesquisa e facilitando o processo de ensino-aprendizagem no contexto de sala de aula vivenciado por alunos do Curso de Letras do Programa mencionado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rebecka Diniz Cordeiro_CORDEIRO, Rebecka (2024) PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.