Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, SARAH WEIDA SENA | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T11:26:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T11:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33153 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T11:26:10Z No. of bitstreams: 1 Sarah Weida Sena Ferreira_FERREIRA (2024).pdf: 5906195 bytes, checksum: b29a7249c80ba192dc41daa6ef6d9ccb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-21T11:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sarah Weida Sena Ferreira_FERREIRA (2024).pdf: 5906195 bytes, checksum: b29a7249c80ba192dc41daa6ef6d9ccb (MD5) Previous issue date: 2024-04-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Redação do Enem; Ensino; Linguística Textual; Escrita; Gênero Textual | pt_BR |
dc.title | REDAÇÃO DO ENEM COMO GÊNERO TEXTUAL: um estudo sob a égide da Linguística Textual | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
dc.contributor.advisor2 | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de língua e produção textual em sala de aula, com um foco específico na Redação do ENEM como gênero textual. Para isso, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentamos nossa análise em bases teóricas da Linguística Textual, com contribuições de autores como Irandé Antunes (2009; 2020; 2022), Ingedore Koch (2004), Marcuschi (2002), Câmara Jr. (1993), e Gregolin (1993). Além disso, para compreender as dinâmicas em sala de aula frente ao ensino de gênero textual, também consideramos as perspectivas de estudiosos como Fossey (2018) e Silva (2020). Neste contexto, por meio das reflexões apresentadas, visamos oferecer uma compreensão aprofundada do papel da Linguística Textual na melhoria do ensino de língua portuguesa no ensino básico brasileiro. Ao final da pesquisa, propomos uma abordagem pedagógica que analisa as implicações práticas e teóricas relacionadas à Redação do ENEM, destacando a importância de adotar estratégias mais eficazes no ensino de produção textual em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sarah Weida Sena Ferreira_FERREIRA (2024).pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.