Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, WILLIANE VITÓRIA DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-01-21T11:34:33Z-
dc.date.available2025-01-21T11:34:33Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33157-
dc.description.abstractThe teaching of language in basic education faces difficulties that call for the development of efficient and transformative practices in the teaching-learning interface. With that said, the present study was dedicated to investigating the contributions of literacy theories to the teaching of Portuguese language in basic education, as well as reflecting on the teaching of the mother tongue, understanding language conceptions and their implications in teaching practice. Furthermore, the discussion was grounded in the considerations of Soares (2019), Dionísio, Machado, and Bezerra (2010), Leal and Suassuna (2014), Kleiman (2005), and Bagno, Stubbs, and Gagné (2002), through a bibliographic research with an inductive bias and qualitative basis, aiming to study how the theories of multiple literacies directly contribute to the teacher's training process and the teaching of Portuguese language in basic education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T11:34:33Z No. of bitstreams: 1 Williane Ferreira_FERREIRA, Williane (2024) Contribuições das teorias dos letramentos.pdf: 652365 bytes, checksum: a7aed53de2a793e241ba53307106075c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T11:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Williane Ferreira_FERREIRA, Williane (2024) Contribuições das teorias dos letramentos.pdf: 652365 bytes, checksum: a7aed53de2a793e241ba53307106075c (MD5) Previous issue date: 2023-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino; Letramento; Concepções; Implicações; Formação docentept_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DOS LETRAMENTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor2Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de-
dc.description.resumoO ensino de língua na educação básica enfrenta dificuldades que evocam o desenvolvimento de práticas eficientes e transformadoras na interface do ensinoaprendizagem. Isso posto, o presente estudo se dedicou investigar as contribuições das teorias dos letramentos para o ensino de língua portuguesa na educação básica, bem como a refletir sobre o ensino de língua materna, compreendendo as concepções de língua e suas implicações na prática docente. Outrossim, fundamentou-se a discussão nas considerações de Soares (2009), Dionísio, Machado e Bezerra (2010), Leal e Suassuna (2014), Kleiman (2005) e Bagno, Stubbs e Gagné (2002), através de uma pesquisa bibliográfica de viés indutivo, com base qualitativa, a fim de estudar como as teorias dos múltiplos letramentos contribui diretamente no processo de formação do professor e no ensino de língua portuguesa na educação básica. Dessa maneira, tornou-se possível concluir a significativa influência das teorias dos letramentos no aprimoramento da prática docente do professor, que passa a compreender o propósito do ensino de língua de uma perspectiva holística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Williane Ferreira_FERREIRA, Williane (2024) Contribuições das teorias dos letramentos.pdf637,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.