Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Filho, Jozemberg Gomes dos-
dc.date.accessioned2017-12-20T13:48:29Z-
dc.date.available2016-12-01-
dc.date.available2017-12-20T13:48:29Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3317-
dc.description.abstractMoodle is a virtual learning environment that offers many resources (forum, assignment, chat, quiz, etc ...) to create online courses. All executed actions by participants of the course (student, teacher or mediator) in the environment are stored in its database. In order to exploit this data and thus to extract some kind of implicit knowledge, this paper presents the results of an analysis of logs about the Introduction to Programming class, of the virtual Computing Course, at Federal University of Paraíba. For this, the steps of the Knowledge Discovery in Database process were followed, the KDD, where will be first made a selection and data preprocessing, soon after, will be selected required fields for application of Tableau Public tool generating infographics that will be interpreted and analyzed. One of the questions I had was regarding the day of posting and best times to the tutors are present in the environment, thus, it was possible to observe the students more use on the platform and what day and time more acess the environment. It is expected that the results can help in decision making by the teacher and academic administration seeking to improve the teaching learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-20T13:48:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JGSF01122016.pdf: 1047965 bytes, checksum: 1553997ddfaef1092532c2e9290b3c3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T13:48:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JGSF01122016.pdf: 1047965 bytes, checksum: 1553997ddfaef1092532c2e9290b3c3e (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.titleAnálise de logs da plataforma Moodle utilizando técnicas de mineração de dados: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Padilha, Thereza Patrícia Pereira-
dc.description.resumoO Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que dispõe de diversos recursos (fórum, tarefa, chat, questionário, entre outros) para a criação de cursos online. Todas as ações realizadas pelos participantes do curso (aluno, professor ou tutor) no ambiente são registradas em sua base de dados. Com o intuito de explorar estes dados e, assim, extrair algum tipo de conhecimento implícito, este trabalho apresenta o resultado de uma análise de logs da disciplina de Introdução à programação do curso à distância de Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, são seguidos os passos do processo de extração de conhecimento de dados, o KDD, onde será feito primeiramente uma seleção e pré-processamento dos dados, logo após, será selecionado campos necessários para aplicação da ferramenta Tableau Public gerando infográficos que serão interpretados e analisados. Um dos questionamentos que se tinha era em relação ao dia de postagem e melhores horários para os tutores estarem presentes no ambiente, sendo assim, foi possível observar o que os alunos mais utilizam na plataforma e qual o dia e horário que mais acessam o ambiente. A partir da montagem e análise de infográficos na ferramenta mencionada, espera-se que os resultados apresentados possam auxiliar a tomada de decisões por parte do docente e da gestão acadêmica buscando melhorar o processo de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGSF01122016.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons