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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33199
Tipo: TCC
Título: MOVIMENTOS DE SUBJETIVIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): CANDIDO, ATHIRSON DE CARVALHO LIMA
Primeiro Orientador: Francelino, Pedro Farias
Segundo Orientador: Assis, Edjane Gomes de
Resumo: A pandemia do coronavírus (COVID-19), iniciada na China em dezembro de 2019, rapidamente se espalhou pelo mundo no começo de 2020 gerando desafios imensos para a saúde pública e, consequentemente, para a educação em todo o Brasil. Durante os dois anos seguintes, a doença causou não apenas a perda de vidas, mas também deixou lacunas profundas e sem precedentes na educação brasileira. Diante deste cenário, nosso trabalho, de natureza qualitativainterpretativa, teve como objetivo entender os impactos que a pandemia deixou na escrita dos alunos, além de descrever as estratégias adotadas pelas escolas para reintegrar esses estudantes. Também se buscou enfatizar a forma como as interações sociais foram retomadas nesse contexto. Com isso, o nosso trabalho contribui para os estudos sobre o impacto da pandemia na vida escolar dos alunos e realizar uma análise discursiva a partir de produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de João Pessoa. Nossa pesquisa foi conduzida entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. Este trabalho é um recorte do projeto de extensão intitulado, “O(a) discente e a volta ao ensino presencial: uma análise sobre os processos de subjetivação para além do texto escrito”, cuja vigência foi de agosto de 2022 a julho de 2023. Observamos como os textos destes alunos refletem movimentos de subjetividade após a volta ao ensino presencial, sobretudo em seu processo de ressocialização pós-COVID-19. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos da Análise do Discurso, especialmente nas obras de Michel Foucault (1997; 2004; 2005), Eni Orlandi (2009) e Cleudemar Alves Fernandes (2008), entre outros. Nossa análise se concentrou em destacar o aluno em sua função-autor, evidenciando suas fragilidades, anseios e suas vontades de verdade. Os textos evidenciaram como os discursos dos alunos revelam suas experiências e desafios ao retornarem ao ambiente escolar após um período tão disruptivo e que ficará marcado na memória do país.
Abstract: The coronavirus (COVID-19) pandemic, which began in China in December 2019, quickly spread around the world in early 2020, generating immense challenges for public health and, consequently, for education throughout Brazil. During the next two years, the disease caused not only the loss of life, but also left deep and unprecedented gaps in Brazilian education. Given this scenario, our work, of a qualitative-interpretative nature, aimed to understand the impacts that the pandemic left on students' writing, in addition to describing the strategies adopted by schools to reintegrate these students. It also sought to emphasize the way in which social interactions were resumed in this context. With this, our work contributes to studies on the impact of the pandemic on students' school life and to carry out a discursive analysis based on textual productions of students in the 9th grade of Elementary School II from a public school in João Pessoa. Our research Our survey was conducted between the second half of 2022 and the first half of 2023. This work is an excerpt from the extension project entitled, "The student and the return to face-to-face teaching: an analysis of the processes of subjectivation beyond the written text", which was valid from August 2022 to July 2023. We observed how the texts of these students reflect movements of subjectivity after returning to face-to-face teaching, especially in their post-COVID-19 resocialization process. To do so, we based ourselves on the assumptions of Discourse Analysis, especially in the works of Michel Foucault (1997; 2004; 2005), Eni Orlandi (2009) and Cleudemar Alves Fernandes (2008), among others. Our analysis focused on highlighting the student in his author-function, evidencing his weaknesses, desires and his desires for truth. The texts showed how the students' discourses reveal their experiences and challenges when returning to the school environment after such a disruptive period and that was will be marked in the country's memory.
Palavras-chave: Discurso; Educação; Função-Autor; COVID-19
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33199
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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