Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCABRAL, LUAN LOPES-
dc.date.accessioned2025-01-22T13:56:43Z-
dc.date.available2025-01-22T13:56:43Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33205-
dc.description.abstractEste trabajo describe las experiencias de enseñanza de Portugués como Lengua de Acogida (PLAc) para mujeres Warao, refugiadas, en João Pessoa-PB mediante relatos de experiencias, destacando la importancia de la lengua como una de las herramientas de inclusión social, cultural y económica. Los Warao, originarios del Delta del Río Orinoco, en Venezuela, han enfrentado un proceso de migración forzada a Brasil, a partir de 2014 debido a la crisis en su país, lo que ha generado desafíos significativos para su integración en este país. De este modo, este trabajo se justifica en la premisa de que, al describir experiencias en el contexto de esta enseñanza, contribuimos a dar visibilidad a la riqueza cultural del pueblo Warao, además de brindar a los estudiantes de licenciatura la oportunidad de desarrollar una mirada más sensible hacia las cuestiones de diversidad lingüística y cultural. La investigación, vinculada al Programa de Licenciatura (PROLICEN) de la Universidad Federal de Paraíba, tiene como objetivo general describir las estrategias adoptadas en el aula, centrándose en el desarrollo de una enseñanza que respete las especificidades culturales y sociales de esta población. La fundamentación teórica se basa en autores como Amado (2013), São Bernardo (2016), Roosevelt (2019) y Santos (2019), quienes contribuyen a la comprensión histórico-cultural de los Warao y las metodologías educativas que pueden ser utilizadas en este contexto de enseñanza. El estudio adopta un enfoque cualitativo, alineado con la investigación-acción. Se espera que las experiencias aquí relatadas puedan visibilizar este contexto educativo y servir como un enfoque posible para abordar las cuestiones enfrentadas. Este trabajo subraya la necesidad de una mirada sensible y la valorización cultural de los Warao, enfatizando la importancia de una enseñanza inclusiva que promueva la igualdad de oportunidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-22T13:56:43Z No. of bitstreams: 1 Luan Lopes Cabral_versão final.pdf: 1094724 bytes, checksum: 341c481cf9e9efb8dcd126886bcb1c82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T13:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luan Lopes Cabral_versão final.pdf: 1094724 bytes, checksum: 341c481cf9e9efb8dcd126886bcb1c82 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectWarao; Português como Língua de Acolhimento; Refugiadas; Mulheres Waraopt_BR
dc.titleNARU NAMINA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aragon, Carolina Coelho-
dc.description.resumoEste trabalho descreve as vivências de ensino de português como Língua de Acolhimento (PLAc) para mulheres Warao, refugiadas em João Pessoa–PB, por meio de relatos de experiências, destacando a importância da língua como uma das ferramentas de inclusão social, cultural e econômica. Os Warao, originários do Delta do Rio Orinoco, na Venezuela, enfrentaram um processo de migração forçada para o Brasil a partir de 2014 devido à crise no seu país, o que gerou desafios significativos à sua integração no Brasil. Assim, este trabalho se justifica com base na premissa de que, ao descrever experiências no contexto desse ensino, contribuímos para dar visibilidade à riqueza cultural do povo Warao, além de proporcionar aos estudantes de licenciatura a oportunidade de desenvolverem um olhar mais sensível às questões de diversidade linguística e cultural. A pesquisa, vinculada ao Programa de Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal da Paraíba, tem como objetivo geral descrever estratégias adotadas na sala de aula, focando no desenvolvimento de um ensino que respeite as especificidades culturais e sociais dessa população. A fundamentação teórica é baseada em autores, como: Amado (2013), São Bernardo (2016), Roosevelt (2019) e Santos (2019), os quais contribuem para a compreensão histórico-cultural dos Warao e as metodologias educacionais que podem ser usadas para esse contexto de ensino. O estudo adota uma abordagem qualitativa, alinhada à pesquisa-ação. Espera-se que as experiências aqui relatadas possam visibilizar esse contexto educacional e servir como uma abordagem possível para lidar com as questões enfrentadas. Tal trabalho ressalta a necessidade de um olhar sensível e a valorização cultural dos Warao, enfatizando a importância de um ensino inclusivo que promova a igualdade de oportunidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luan Lopes Cabral_versão final.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.